Domingo é dia de Choro da Maria na Praça

A roda choro começa às 17h de domingo, na Praça São Pedro
Publicada em: 4 de Maio de 2023 - 10h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A roda choro começa às 17h de domingo, na Praça São Pedro Foto: Divulgação

A edição de maio do Projeto “Choro da Maria”, idealizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, está confirmada para este domingo, dia 7, a partir das 17h, na Praça São Pedro, no Centro, com o Grupo Desata Nó. O objetivo do Projeto é valorizar a roda de choro no Município e prestigiar músicos da Região.

O Grupo Desata Nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão) vai apresentar grandes clássicos do chorinho para animar o público.

O Choro da Maria é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês. Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem levar a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.

CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.

O choro também pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da Música Popular Brasileira, reconhecido em excelência e requinte.

Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho – a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas. No entanto, com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.

CHORO DA MARIA – ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Data: Domingo – dia 7 de maio