Educação avalia qualidade da produção textual dos alunos de Rio das Ostras
Publicada em: 24 de junho de 2025 - 10h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Prova CAEd será aplicada aos alunos do 2º ao 5º ano
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, por meio do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), deu início às aplicações da prova de produção textual do Centro de Avaliação da Educação Básica (CAEd). O teste irá avaliar a capacidade dos alunos de elaborar textos escritos, possibilitando traçar o desempenho dos estudantes para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Nesta fase, a prova CAEd será aplicada aos alunos do 2º ao 5º ano, totalizando cerca de 7200 alunos avaliados.
Nesta terça-feira, dia 24, é a vez dos alunos do 4º ano receberem os testes, seguidos pelos alunos do 3º ano, que realizarão a prova na quarta, dia 25. Os alunos do 5º ano já realizaram as provas na semana anterior. Confira o cronograma:
24/06 – 4º ano
25/06 – 3º ano
30/06 – 2º ano
A prova de produção textual do CAEd tem como prioridade aspectos como registro formal, coerência temática, tipo textual e coesão. O teste apresenta uma situação de produção que delimita o tema e o objetivo do texto, orientando o estudante na elaboração.
“O objetivo desse ciclo é identificar como os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) estão com relação à produção de textos. Assim, podemos identificar a capacidade do alunado em produzir textos dentro da proposta apresentada com coerência”, explicou a gerente do Departamento de Acompanhamento Pedagógico, Carolina Pimentel.
Esta é a segunda etapa da Prova CAEd na Rede Pública Municipal de Ensino. Entre março e abril, os estudantes do 1º ao 5º ano realizaram a prova diagnóstica com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, que explorou as habilidades de compreensão leitora e resolução de problemas.
PROVA CAEd – A avaliação do CAEd faz parte do Programa Nacional de Alfabetização e é utilizada para monitorar o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, especialmente nos anos iniciais. O objetivo é oferecer um retrato do desempenho dos estudantes, auxiliando os professores no planejamento pedagógico e na identificação de dificuldades.
Com os resultados obtidos, serão promovidas adaptações das práticas pedagógicas e projetos de recomposição da aprendizagem, fortalecendo a qualidade do ensino no Município.