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Educação em Tempo Integral de Rio das Ostras é destaque em seleção nacional

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    Currículos de ensino integral possuem práticas interdisciplinares.
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    Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco realiza a integração entre agricultura e tecnologias.
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    Currículos promovem maior engajamento estudantil.
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    CIEP Mestre Marçal Municipalizado promove atividades artísticas e culturais.
Publicada em: 31 de julho de 2025 - 08h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Currículos de ensino integral possuem práticas interdisciplinares. Foto: Divulgação
Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco realiza a integração entre agricultura e tecnologias. Foto: Divulgação
Currículos promovem maior engajamento estudantil. Foto: Divulgação
CIEP Mestre Marçal Municipalizado promove atividades artísticas e culturais. Foto: Divulgação

Projeto da Rede Municipal está entre os 125 selecionados para Mostra Nacional da modalidade

Rio das Ostras foi destaque no Edital de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Das 893 experiências inscritas em todo o Brasil, a Rede Municipal riostrense está entre os 125 projetos selecionados em nível nacional e é uma das sete cidades do Estado do Rio que irá integrar a Mostra Nacional da iniciativa. O desempenho evidencia a qualidade das ações desenvolvidas nas escolas do Município.

O Edital do MEC busca destacar experiências que transformaram a cultura escolar integrada à realidade das comunidades. A disseminação das ações tem o objetivo de compartilhar as práticas educacionais entre escolas e redes de ensino, contribuindo com a formulação, implementação, avaliação e monitoramento de políticas de Educação Integral em Tempo Integral.

Em Rio das Ostras, os currículos de ensino integral refletem práticas interdisciplinares e ações que reconhecem a pluralidade dos estudantes. Com suporte da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, as escolas promovem atividades em jornada ampliada alinhadas às suas realidades, com as relações sociais e com a construção das identidades dos alunos.

“Os currículos construídos nas escolas alinham-se às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos componentes do Referencial Curricular de Rio das Ostras (RECRO) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Integral, ampliando, assim, as experiências dos estudantes e promovendo uma formação cidadã, bem como uma escola justa, inclusiva, plural, autônoma, solidária e competente”, pontuou a coordenadora do ensino em tempo integral, Relica Felix.

AÇÕES NAS ESCOLAS – As experiências submetidas no Edital são desenvolvidas em quatro escolas da Rede Municipal.

No CIEP Mestre Marçal Municipalizado, as atividades têm como pilares a formação artística, cultural, esportiva e a iniciação tecnológica, orientada pela promoção do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia intelectual. A escola desenvolve projetos de música, teatro, dança e artes visuais, além de atividades esportivas, oficinas de robótica educacional, programação e mídias digitais.

Na Escola Municipal Nilton Balthazar, a diretriz curricular prevê o fortalecimento da formação básica aliada à preparação para cursos técnicos. São oferecidas atividades complementares com competências lógicas, pensamento científico e habilidades práticas, preparando os estudantes para os desafios dos processos seletivos de instituições técnicas.

A Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco realiza a integração entre práticas agrícolas e tecnologias, despertando nos estudantes um olhar crítico e criativo sobre sua realidade e contribuindo para o fortalecimento da identidade rural e da cultura de pertencimento.

Já na Escola Municipal Padre José Dílson Dórea, o currículo é estruturado com base na valorização das expressões multiculturais locais e globais. A unidade realiza projetos interdisciplinares, festivais, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas, tendo como um dos pilares a educação antirracista.

“Os currículos vivos promovem maior engajamento estudantil, fortalecem o sentimento de pertencimento e geram aprendizagem contextualizada. A construção coletiva é essencial para o desenvolvimento de propostas pedagógicas significativas”, pontuou a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel Martins.

RELEVÂNCIA – Com a seleção, Rio das Ostras vai integrar um conjunto de estratégias de divulgação de práticas educacionais na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O evento presencial será realizado em Belo Horizonte (MG) e tem o objetivo de promover momentos de troca, reflexão e colaboração entre escolas, creches e secretarias de Educação.

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