Educação finaliza exame da produção textual dos alunos de Rio das Ostras
Publicada em: 30 de junho de 2025 - 15h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Última etapa do teste avaliou cerca de 1800 estudantes do 2º ano de escolaridade
O Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, finalizou, nesta segunda-feira, dia 30, as aplicações da prova de produção textual do Centro de Avaliação da Educação Básica (CAEd). A última etapa do teste avaliou cerca de 1800 estudantes do 2º ano de escolaridade. O objetivo é examinar a capacidade dos alunos de elaborar textos escritos.
A prova de produção textual do CAEd tem como prioridade aspectos como registro formal, coerência temática, tipo textual e coesão. O teste apresenta uma situação de produção que delimita o tema e o objetivo do texto, orientando o estudante na elaboração.
Todos os alunos entre o 2º e o 5º ano realizaram o teste. Com o procedimento, será possível traçar o desempenho dos estudantes e, assim, desenvolver ações pedagógicas para elevação da aprendizagem.
“O objetivo desse ciclo é identificar como os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) estão em relação à produção de textos. Assim, podemos identificar a capacidade do alunado de produzir textos dentro da proposta apresentada com coerência”, explicou a gerente do Departamento de Acompanhamento Pedagógico, Carolina Pimentel.
Este foi o segundo ciclo da Prova CAEd na Rede Pública Municipal de Ensino. Entre março e abril, os estudantes do 1º ao 5º ano realizaram a prova diagnóstica com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, que explorou as habilidades de compreensão leitora e resolução de problemas.
PROVA CAEd – A avaliação do CAEd faz parte do Programa Nacional de Alfabetização e é utilizada para monitorar o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, especialmente nos anos iniciais. O objetivo é oferecer um retrato do desempenho dos estudantes, auxiliando os professores no planejamento pedagógico e na identificação de dificuldades.
Com os resultados obtidos, serão promovidas adaptações das práticas pedagógicas e projetos de recomposição da aprendizagem, fortalecendo a qualidade do ensino no Município.