O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Educação inicia etapa presencial de programa nacional de alfabetização

Educação inicia etapa presencial de programa nacional de alfabetização

  • Foto: Ákilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Iniciativa aprofunda estratégias pedagógicas à alfabetização.
  • Foto: Ákilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Profissionais participarão de oficinas, debates e momentos de troca de experiências.
  • Foto: Ákilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Etapa presencial será realizada até novembro.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Município lidera em número de profissionais multiplicadores do Programa na região.
Publicada em: 29 de julho de 2025 - 11h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Iniciativa aprofunda estratégias pedagógicas à alfabetização. Foto: Ákilla Ribeiro
Profissionais participarão de oficinas, debates e momentos de troca de experiências. Foto: Ákilla Ribeiro
Etapa presencial será realizada até novembro. Foto: Ákilla Ribeiro
Município lidera em número de profissionais multiplicadores do Programa na região. Foto: Divulgação

Curso irá aprofundar estratégias pedagógicas e alinhar ações voltadas à alfabetização

Rio das Ostras deu início, nesta terça-feira, dia 29, à etapa presencial da formação dos profissionais da Educação no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as redes estaduais e municipais de ensino, irá aprofundar estratégias pedagógicas e alinhar ações voltadas à alfabetização na idade regular.

A previsão é que os 588 profissionais da Rede Municipal de Rio das Ostras matriculados no curso participem da formação oferecida pelo CNCA. Os encontros presenciais acontecerão até novembro no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) e na Escola Estadual Fazendas Reunidas Atlântica Municipalizada.

QUALIFICAÇÃO – A qualificação contará com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Durante o curso, os profissionais terão acesso a oficinas, debates e momentos de troca de experiências com foco no fortalecimento das práticas alfabetizadoras.

Realizado em modalidade mista (formato EAD presencial), o curso é dividido em cinco trilhas formativas. A qualificação aborda metodologias e estratégias inovadoras para o aprimoramento da alfabetização e recomposição das aprendizagens, além das legislações, planejamento e diretrizes relacionados ao tema.

De acordo com o Gerente de Formação Continuada, Arildo Amaral, a etapa presencial marca mais um avanço na implementação do programa, promovendo o engajamento da Rede Pública de Ensino e fortalecendo a colaboração entre os entes federativos na missão de garantir o direito à alfabetização de qualidade para todas as crianças do Município.

“A formação presencial é um momento fundamental para que os profissionais possam dialogar, refletir sobre suas práticas e construir coletivamente caminhos para melhorar a aprendizagem das crianças”, destacou Arildo Amaral.

REDE MUNICIPAL É DESTAQUE – A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras alcançou 588 profissionais inscritos no curso ofertado pelo Programa, que busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com o número, a Cidade lidera, entre os municípios do interior do Estado, em total de profissionais inscritos formando a maior delegação de profissionais multiplicadores do Programa na região.

A delegação de profissionais multiplicadores do Programa, formada pelos coordenadores do Núcleo de Gestão Pedagógica, participou de qualificação em Campos dos Goytacazes durante o mês de maio para efetivação da formação presencial no Município aos demais profissionais da Educação.

CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal, tem o objetivo de articular esforços da União, estados, Distrito Federal e municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens para aquelas que estão matriculadas até o 5º ano.

O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, considerando os aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

Pesquisa no Portal