O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Trânsito
  • Educação para o Trânsito também é lição nas escolas de Rio das Ostras

Educação para o Trânsito também é lição nas escolas de Rio das Ostras

Publicada em: 14 de junho de 2005 - 16h53 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com a Secretaria de Educação, já pôs em ação o Projeto Educação para o Trânsito nas Escolas, que busca conscientizar crianças e jovens, de 1a a 8a série quanto o respeito ao Código Nacional de Trânsito e sobre as situações específicas do dia-a-dia dos alunos no trânsito da cidade. Desde maio, as aulas acontecem na Escola Municipal Maria da Penha, em Palmital. A seguir, outras escolas da Rede municipal receberão o projeto. Nesta terça-feira, 14, os alunos da escola tiveram sua primeira avaliação teórica, data que foi prestigiada pelo Cel. Sérgio Pinto, Secretário de Guarda e Trânsito.

O projeto foi idealizado pelo Guarda Municipal Edson Alves da Silva, a partir de sua experiência de mais de seis anos na Guarda. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas – nas quais alguns alunos assumem o papel dos veículos e outros de pedestres e agentes de trânsito. Eles são avaliados por meio de provas práticas (semelhantes às aulas) e teóricas. “O interessante é o entusiasmo dos alunos”, diz Edson.

Dentre os temas das aulas estão o que é trânsito, componentes do trânsito, classificação dos veículos, prevalência dos sinais dos agentes de trânsito sobre os demais sinais e localização dos PC -Trans (Postos de Comando de Trânsito). Nas aulas práticas, eles aprendem sobre sinalização dos agentes e procedimentos dos condutores em geral.

Patrulheiro Multiplicador

Alunos de 5a a 8a séries, participantes do Projeto, que obtiverem maior pontuação nas avaliações podem tornar-se “Patrulheiros Multiplicadores”. Os Patrulheiros são multiplicadores voluntários dos conhecimentos sobre as leis de trânsito. Esses jovens participam da segurança de seus colegas, comunicando aos agentes de trânsito e escolares irregularidades, na escola ou arredores, que possam provocar acidentes ou danos a vida das pessoas, patrimônios públicos e ambientais. Como incentivo aos estudos, os patrulheiros deverão manter suas notas escolares acima da média.

Pesquisa no Portal