Educadores participam de Encontro Nacional de STEAM
Publicada em: 5 de setembro de 2025 - 12h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



Profissionais estão entre os 200 selecionados de todo o País para a imersão em São Paulo
Educadores da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras participam, nesta semana, do Encontro Nacional de Educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), uma abordagem pedagógica que integra essas cinco áreas do conhecimento em projetos interdisciplinares.
O Encontro é um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Os profissionais riostrenses estão entre os 200 educadores selecionados de todo o País para a imersão, na Universidade de São Paulo (USP), que acontece até esta sexta-feira, 6.
A programação do evento é ministrada pelos maiores especialistas em educação inovadora do Brasil e dos Estados Unidos. O município riostrense foi representado pelos professores Daniel Mendonça, da Escola Municipal Rosângela Duarte Farias, e Laureliane Sales, da Escola Municipal Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola, além da coordenadora do Programa de Educação Digital e Computação Robótica Educacional e Inovação Pedagógica – OSTRALAB, da Secretaria de Educação, Luemy Avila.
O evento tem o objetivo de estruturar uma rede de profissionais multiplicadores e líderes de ações escolares em STEAM, com potencial de articular, aprimorar e elaborar e implementar iniciativas voltadas para aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.
De acordo com a coordenadora Luemy Avila, a participação no evento é um salto para a educação de Rio das Ostras.
“Nossos professores compartilharão as atividades já desenvolvidas em nossas práticas inovadoras e estarão na vanguarda do conhecimento, adquirindo ferramentas de ponta em ‘cultura maker’, ‘design thinking’ e metodologias ativas para revolucionar ainda mais as salas de aula de nossa rede. Eles voltarão para compartilhar todo esse conhecimento com nossa comunidade escolar”, destacou.
INOVAÇÃO – Ao longo de uma semana, o evento possibilitou aos participantes o acesso a ferramentas digitais e a metodologias de ensino inovadoras, além de sessões plenárias, palestras e oficinas com líderes educacionais, discussões em grupo e construções coletivas dos Planos de Ações, que serão implantados em seus respectivos distritos escolares.
Os profissionais também participaram do edital de recursos semente (Small Grants), que possibilitará a captação de verba para a realização das iniciativas planejadas durante a Semana de Imersão.
“O Programa de Educação Digital e Computação Robótica Educacional e Inovação Pedagógica de Rio das Ostras já é referência em inovação e esta oportunidade prova que estamos no caminho certo, investindo na qualificação de nossos profissionais para oferecer uma educação pública de alta qualidade”, concluiu Luemy Avila.