O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Agricultura
  • Meio Ambiente
  • Embrapa dedica seminário exclusivo à equipe da Prefeitura

Embrapa dedica seminário exclusivo à equipe da Prefeitura

Publicada em: 21 de agosto de 2006 - 16h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária receberam uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Rio das Ostras e dedicaram um seminário exclusivo aos técnicos do município. As palestras aconteceram no Núcleo Arroz e Feijão da Embrapa, em Santo Antônio de Goiás, em Goiás, dos dias 16 a 18 de agosto.
O encontro aconteceu menos de um mês depois da visita do pesquisador da Embrapa José Alexandre Barrigossi a Rio das Ostras, que constatou a qualidade técnica do Projeto de Incentivo ao Plantio de Feijão, promovido pela Prefeitura. O município e a Embrapa estabeleceram um intercâmbio com o objetivo de aprimoramento tecnológico do projeto.
Os pesquisadores destacaram a eficiência e o pioneirismo do projeto da Prefeitura, um dos melhores do País, segundo eles, voltado exclusivamente ao pequeno produtor de feijão. Pelo projeto, a Prefeitura oferece sementes, assistência técnica e maquinário aos agricultores que, em troca, retribuem o correspondente à metade do custo investido pelo município em feijão colhido, para consumo em creches, hospital e entidades filantrópicas.
Melhoria técnica – Na programação de palestras oferecida pelos pesquisadores foram abordados temas como melhoramento genético, controle de pragas, mecanização de baixo custo, ideal para pequenos produtores, beneficiamento e produção de sementes de feijão, dentre outros. Os técnicos da Secretaria trouxeram sementes de outras variedades de feijão para testes de adaptação e produtividade. Conforme os resultados obtidos, a Secretaria vai selecionar quais as variedades de feijão mais indicadas para plantio em Rio das Ostras. O objetivo da Secretaria é produzir as sementes que serão doadas aos agricultores, diminuindo assim, os custos do município e garantindo sustentabilidade ao projeto.
“Fomos muito bem recebidos pelos maiores pesquisadores do Brasil nessa área, que identificaram em nosso projeto seriedade e compromisso com os melhores resultados para os pequenos agricultores”, disse Max José de Almeida, Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é dedicada a viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio.

Pesquisa no Portal