Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Saúde Mental na Infância e Adolescência em debate

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Encontros formam servidores para um olhar inicial sobre redes e cuidados na pandemia.
Publicada em: 23 de novembro de 2022 - 16h48 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Encontros formam servidores para um olhar inicial sobre redes e cuidados na pandemia. Foto: Matheus Müller

 

Rio das Ostras iniciou nesta quarta, 23, um ciclo de formação para servidores com o tema “Saúde Mental da Infância e Adolescência: um olhar inicial sobre redes e cuidados”. O evento é uma parceria da Secretaria de Assistência Social com a Universidade Federal Fluminense – UFF, pelo curso de Psicologia.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e reuniu servidores que atendem os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Serão quatro dias de formação até 14 de dezembro.

Os participantes fizeram oficinas e puderam se capacitar e entender melhor os usuários com o olhar destas pessoas a partir do que viveram no pior momento da pandemia.

“A psicologia tem um compromisso com a transformação social, o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma sociedade mais justa. Esta parceria é um ganho enorme para nossos serviços”, disse Jeane Felix, coordenadora pedagógica do SCFV.

EMENTA – Durante o Ciclo de Formação, os participantes vão compreender os seguintes temas: Olhar ampliado sobre os muitos modos de adolescer hoje; Saúde Mental da infância e da adolescência e a articulação de uma rede de cuidados; Estatuto da Criança e do Adolescente: da lógica do menor ao sujeito de direitos; Atenção psicossocial à infância e adolescência; Saúde Mental e alguns processos de sofrimento na contemporaneidade; Uso abusivo de álcool e outras drogas; Transtornos de ansiedade e humor.

 

Pesquisa no Portal