• Você está em

• Página inicial
  • Educação

Escola de Rio das Ostras promove Feira de Ciências com foco na sustentabilidade

Alunos apresentaram seus trabalhos on-line
    Evento enfatizou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Publicada em: 1 de setembro de 2021 - 16h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Alunos apresentaram seus trabalhos on-line Foto: Divulgação
Evento enfatizou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU Foto: Divulgação

Os alunos da Escola Municipal Simar Machado Sodré, no Âncora, colocaram a mão na massa durante a última semana, de 23 a 26 de agosto, e mostraram na prática o que é sustentabilidade e o impacto desta palavra nas nossas vidas. Por intermédio da Feira “Semeadores do Bem”, toda a comunidade escolar foi reunida em torno do tema meio ambiente.

O evento foi totalmente on-line com apresentações dos alunos de 1º a 5º ano. Enfatizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) a direção da unidade explica a proposta da feira. “O tema pensado foi ‘Um dos gestos mais belos é o de lançar as sementes na terra’, onde cada ano de escolaridade estudou um determinado ODS para que no dia realizassem apresentações de maquetes, experiências, pesquisas e vídeos de conclusão do trabalho”, afirmou a diretora geral, Alessandra Bastos.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, conforme explica Alessandra, os alunos foram levados à reflexão sobre a importância de adotar novos hábitos, sendo esses indispensáveis para o sustento humano e preservação do meio e transformação do mundo em um lugar melhor.

As turmas de 2º ano se debruçaram no ODS 2, que trata sobre a água potável e saneamento e, por meio de cartazes, vídeos e maquetes mostraram a origem e o ciclo da água, estações de tratamento de água e esgoto. Já os pequenos do 1º ano abordaram a vida na água, como diz o ODS 14. Através dos mesmos recursos, eles relataram sobre a vida dos animais e outros seres que habitem na água, enfatizando a importância da preservação e cuidado para com o meio ambiente.

As experimentações ficaram por conta das turmas 302 e 304, que cultivaram diferentes espécies de plantas e observaram o processo de crescimento, baseando-se no ODS 15, sobre a vida terrestre. Assuntos como “animais da fauna brasileira”, “preservação ambiental”, “erosão do solo” e “atitudes do homem em relação ao meio em que vive” foram o foco do ano de escolaridade.

Satisfeitas com o engajamento no projeto, as gestoras da unidade ressaltaram a dedicação de toda comunidade escolar. “Foi extremamente gratificante acompanhar a desenvoltura e autonomia dos nossos alunos no momento das apresentações, contar com a colaboração das famílias, e perceber o empenho e a dedicação dos nossos docentes, que estiveram no decorrer da proposta, acreditando e buscando alternativas para romper os desafios do ensino à distância”, afirmaram as gestoras Alessandra Bastos e Joanita Antonioli.