Escolas encerram ano letivo com feiras e mostras literárias

Publicada em: 14 de dezembro de 2018 - 14h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O estimulo à leitura e à descoberta de autores e obras literárias tem sido uma prática comum nas escolas da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras. Ao final do ano letivo, as unidades de ensino realizam uma série de eventos, envolvendo pais, responsáveis e comunidade, para mostrar o trabalho desenvolvido junto aos estudantes.

“Incentivar e estimular os educandos à prática da leitura é um dos grandes objetivos de um educador. Devemos, cada vez mais, proporcionar o prazer no ingresso ao fascinante mundo da leitura. E as feiras e mostras literárias realizadas em nossas escolas têm como principal finalidade promover e facilitar esse caminho”, acredita Mauricio Henriques, secretário de Educação de Rio das Ostras.

VIAJANDO NA LEITURA – Com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura nas fases iniciais de aprendizagem, a Escola Municipal Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, promoveu o Projeto “Viajando na Leitura”. Ao longo do ano letivo, os 139 alunos da Creche III ao 3º ano do Ensino Fundamental matriculados na unidade de ensino conheceram as obras de autores nacionais como Monteiro Lobato e Ziraldo.

No dia 30 de novembro, uma mostra desse trabalho foi apresentada à comunidade. Na culminância do projeto, foram expostos trabalhos realizados por alunos e pais, também eles protagonistas da iniciativa já que são os principais incentivadores dos filhos no desenvolvimento do hábito de leitura. Feirinha do livro e um bazar, realizado pelo Conselho Escolar da Henrique Sarzedas, fizeram parte da programação.

SEMEANDO A LEITURA – A Escola Municipal Simar Machado Sodré realizou, no dia 7 de dezembro, a Mostra Literária “Semeando a leitura, colhendo sabedoria”. O projeto, desenvolvido durante o quarto bimestre, teve como propósito incentivar a prática da leitura e contribuir para a cidadania apresentando aos alunos as vidas e obras de autores e artistas.

Por meio do projeto, foi possível conhecer talentos que se destacaram no lugar onde nasceram e também daqueles que exaltaram ou expandiram a realidade e características de suas respectivas regiões. O evento contou com a presença do artista plástico Ivan Cruz e da professora, produtora cultural e escritora Juliana Ramos, ambos homenageados pelos alunos com apresentações e releituras das suas obras.

A Mostra Literária contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo alunos, funcionários e comunidade local. A programação envolveu alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que apresentaram recitais de poesias, peças teatrais e músicas.

Educadores, convidados e o secretário de Educação participaram da Mostra Literária da escola Simar Machado Foto: Divulgação
Evento da Simar Machado contou com a presença do artista plástico Ivan Cruz que conversou com os estudantes Foto: Divulgação
Alunos da Escola Municipal Henrique Sarzedas, de Rocha Leão, são incentivados a ler Foto: Divulgação
Estudantes da Creche III até 3º ano participaram do projeto da unidade de ensino de Rocha Leão Foto: Divulgação