Escolas realizam aulas-passeio na Cidade

Publicada em: 19 de Maio de 2022 - 11h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino têm possibilitado aos alunos descobrir e vivenciar a história e as belezas naturais de Rio das Ostras. Uma dessas iniciativas é o “Conhecendo Rio das Ostras”, que levou estudantes da Educação Infantil da Escola Municipal Sr. João Batista Gomes da Cruz, em Nova Cidade, ao Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio – Roberto Cação.

De acordo com Geisa Lugon, diretora da unidade de ensino, a ampliação do conhecimento dos alunos sobre Rio das Ostras também foi possível por meio de Contação de Histórias, atividades com musicalidade e a pintura dos principais pontos turísticos do Município no muro da escola. Os desenhos foram feitos pelo artista plástico Fábio Aranha.

INSPIRAÇÃO NA ARTE –  Os alunos da Escola Municipal Alzir David Pereira, na Extensão Serramar, participaram do projeto de Leitura e Arte “Conectando emoções, transformando conhecimentos”. No subprojeto “Tarsila: Um olhar sobre Rio das Ostras”, as turmas tiveram contato com as obras da artista e desenvolveram, paralelamente, o conhecimento de cores e formas, do meio ambiente e da Cidade.

Segundo a diretora da unidade, Marinelse Schuindt, a inspiração veio dos livros “Tarsilinha e as cores” e “Tarsilinha e as formas”, baseados nas obras da artista plástica Tarsila do Amaral.

Coordenado pela professora orientadora da unidade, Eliandra da Silva, o projeto propiciou aulas-passeio com visitação do Parque dos Pássaros e Praça da Baleia. Outra etapa importante foi a realização da mostra com obras desenvolvidas nas turmas de Creche IV até Pré II da escola.

O encerramento do projeto acontecerá durante a ‘Festa da Roça’ da unidade de ensino, marcada para 11 de junho, com o leilão das 16   obras produzidas. Todo valor arrecadado será revertido para investimento em materiais e recursos para os próprios alunos, com subsequente prestação de contas ao Conselho Escolar e à comunidade.

O Parque dos Pássaros foi um dos locais visitados pelos estudantes da Rede Municipal Foto: Divulgação
Alunos descobrem sobre a história e as belezas naturais por meio de passeios e projetos Foto: Divulgação