Escolas recebem novos livros e ampliam acervo

Primeira remessa reúne cerca de 4100 exemplares
Publicada em: 24 de Abril de 2024 - 15h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A aquisição dos novos livros tem o objetivo de fortalecer as práticas de leitura Foto: Divulgação
Primeira remessa reúne cerca de 4100 exemplares Foto: Divulgação

As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras terão seus acervos bibliográficos ampliados. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer deu início à distribuição de novos livros literários e paradidáticos. Os exemplares vão atualizar e aumentar os recursos ofertados nos espaços de leitura das unidades, além de proporcionar novas possibilidades de aprendizagens em sala de aula.

Essa é a primeira das seis remessas de livros que chegarão às escolas nos próximos meses. Nessa etapa, serão entregues cerca de 4.100 exemplares, divididos em 31 títulos. Todas as unidades receberão as peças, que vão variar de acordo com os anos de escolaridade e faixa etária dos alunos atendidos. A distribuição às escolas ocorrerá de forma gradativa, ao longo das próximas semanas.

A aquisição dos novos acervos tem o objetivo de fortalecer as práticas de leitura já desenvolvidas nas escolas e facilita o acesso dos alunos aos exemplares.

MAIS RECURSOS – A entrega dos novos livros faz parte do pacote de investimentos do Município em equipamentos e infraestrutura para as unidades escolares.

Em março, as unidades de Anos Iniciais e Finais receberam mesas de pebolim (totó), de aero hockey e tabuleiros de xadrez para uso e prática de jogos educativos. Os equipamentos integram as atividades das 35 escolas beneficiadas, gerando momentos de aprendizagem para além do espaço de sala de aula e vivências de descontração aos estudantes.

Em 2023, as unidades receberam diversos materiais de papelaria e itens para aulas de artes. Na área tecnológica, o suporte das SmartTVs com aproximadamente 150 equipamentos, de 50 e 70 polegadas, está em uso nas 49 escolas. Em 2022, 4470 tablets foram distribuídos nas unidades escolares do Município, auxiliando os alunos no acesso às práticas digitais.

Na área estrutural, 23 escolas receberam novos conjuntos de carteira/cadeira escolar para aluno – CJA padrão FNDE. As escolas foram equipadas com 268 novos quadros brancos. Para as creches, 25 novos carrinhos de bebês foram entregues.