Evento nesta quarta marca Visibilidade Trans

Publicada em: 23 de Janeiro de 2023 - 14h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Município e ONGs se unem para sensibilizar e orientar a população quanto a direitos e combate à transfobia Foto: Divulgação

Nesta quarta, 25 de janeiro, a partir das 8h, um evento na Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, vai marcar o mês da Visibilidade Trans. Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto Um Corpo com Voz se une a organizações que lutam pelos direitos e respeito à população trans para sensibilizar o público.

A programação inclui orientações em saúde a transgêneros, além de apresentações de drag queens e outros artistas LGBTI.

O evento é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, o Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea, Comissão da Diversidade e Igualdade Social da 52a Subseção da OAB e as ONGs Cores da Vida e Ostra G Diversidade.

VISIBILIDADE TRANS – Desde 2004, janeiro é considerado o Mês da Visibilidade Trans, tendo 29 de janeiro como o Dia Nacional dessa causa. A data foi instituída para marcar as conquistas realizadas, denunciar a violação de direitos humanos e promover debates sobre caminhos, incluindo políticas públicas, para o enfrentamento dos desafios que as pessoas trans enfrentam.

CORPO COM VOZ – O Projeto “Um Corpo com Voz”, da Secretaria de Saúde, vem acolhendo a população transgênero e viabilizando diversas parcerias com organizações que trabalham pela inclusão, respeito e garantia de direitos desse público.

Ligado ao Programa de Saúde Mental, o Projeto é voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à sua identidade de gênero.

Os interessados podem participar da Oficina da Voz, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Maria Letícia, 45, Centro, às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-5732.