Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Exposição comemora 25 anos do Museu Sambaqui da Tarioba

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Mostra que reúne peças artísticas inspiradas no Museu será inaugurada nesta quinta, dia 11
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Usando diferentes técnicas, artesãos criaram peças ligadas ao Museu, que faz aniversário em 23 de abril
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Peças foram criadas a partir dos encontros do Projeto Mentoria Artística
Publicada em: 11 de Abril de 2024 - 09h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

 

Mostra que reúne peças artísticas inspiradas no Museu será inaugurada nesta quinta, dia 11 Foto: Divulgação
Usando diferentes técnicas, artesãos criaram peças ligadas ao Museu, que faz aniversário em 23 de abril Foto: Divulgação
Peças foram criadas a partir dos encontros do Projeto Mentoria Artística Foto: Divulgação

Unidade, mantida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, completa 25 anos

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, localizado nas dependências da Casa de Cultura Bento Costa Júnior, está prestes a completar 25 anos de existência. Para comemorar a data, a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove uma exposição a partir das 18h desta quinta-feira, dia 11, na Unidade.

A mostra, que recebeu o nome “Identidade Cultural – Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, destaca o projeto de mentoria artística desenvolvido pela Fundação de Cultura com os artesãos da Cidade. Inspirada pela unidade histórica, esta exposição mergulha nos métodos tradicionais e inovadores utilizados pelos artesãos locais.

Por meio do projeto desenvolvido pelo mentor Rodrigo Pontes, artista plástico e diretor da Casa de Cultura Bento Costa Júnior, os artesãos passam por capacitação técnica e artística; conhecimento histórico e cultural local; além de explorar e aprimorar suas técnicas, resultando em obras únicas e cheias de identidade. “Cada peça exibida nesta exposição é mais do que uma simples criação; é um elo entre o passado, o presente e o futuro da nossa rica herança artesanal”, afirma Rodrigo Pontes.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de obras que abrangem desde cestaria em jornal, bordado livre, estamparia artesanal, até a famosa “Ostrinha da Sorte”. As peças são inspirações do Sambaqui, acúmulo de conchas, busto do Sambaquiano, entre outros elementos presentes no Museu.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 23 de abril de 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações, por intermédio de uma passarela construída. Isso permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas desse sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionadas às escolas e atrai turistas curiosos para conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A Unidade possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização, estimada de quatro mil anos. O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo IAB em 1967; o termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

Pesquisa no Portal