Exposição de artesanato valoriza a identidade cultural da Cidade

Durante os encontros, foram apresentadas a história e cultura do Município
    Peças em exposição foram inspiradas na Casa de Cultura Bento Costa Júnior
Publicada em: 11 de Março de 2020 - 16h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Artesanatos inspirados em Rio das Ostras estão reunidos na exposição “Identidade Cultural”. A mostra, que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 13, às 18h30, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, é fruto de um trabalho de assessoria artística com o objetivo de criar peças com a “cara” da Cidade.

Quando um visitante deseja levar uma lembrança de Rio das Ostras, geralmente adquire algum artesanato. Por isso essa peça deve expressar a cultura e a história da Cidade. Foi a partir dessa reflexão que o artista plástico Rodrigo Pontes, diretor da Casa de Cultura, desenvolveu um projeto de assessoria artística paras os artesãos locais.

“O turista procura algo que identifique o local que está visitando e o artesão riostrense, por meio do seu trabalho, pode criar esse link afetivo ao desenvolver peças que levem a nossa identidade. Muitos trabalhos manuais já estão sendo desenvolvidos há um tempo na nossa Cidade. Agora é a hora do artesanato crescer, aparecer e ser valorizado como tal”, acredita Rodrigo Pontes.

Foram convidados para participar do projeto os integrantes do Ateliê do Artesão Vera Luzente, que funciona na Casa de Cultura, e do Curso de Cerâmica da Fundição Escola de Artes e Ofícios. Quem aceitou o desafio pôde, ao longo de quase sete meses, participar de reuniões de aprimoramento e criação de peças artesanais. Durante esses encontros, coordenados por Rodrigo Pontes, conheceram melhor a história de Rio das Ostras e seus principais pontos turísticos e culturais.

INSPIRAÇÃO – Para a criação dos artesanatos dessa primeira mostra, a fonte de inspiração veio do prédio mais antigo da Cidade, que foi residência do médico Bento Costa Júnior e atualmente abriga a Casa de Cultura. Usando diferentes técnicas e materiais, como madeira, pano, cerâmica e biscuit, os artesãos desenvolveram peças originais que expressam a importância do imóvel para a história local e como patrimônio municipal.

“Acho que este projeto resgata uma Rio das Ostras que não existe mais. É uma oportunidade única de mostrarmos o nosso trabalho para os visitantes”, conta Sandro Lima de Carvalho, que integra o Ateliê do Artesão Vera Luzente e faz trabalhos com madeira reaproveitável.

Essa opinião é compartilhada por Luirene Arantes Ventura, que atua há 20 anos com artesanato e também participa do Ateliê do Artesão. “O projeto veio na hora certa e, com a consultoria do Rodrigo Pontes, vamos progredir e poder levar aos turistas um artesanato de qualidade e preço justo”, acredita.

O projeto foi abraçado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, que busca gerar renda para os moradores por meio da arte. “Nosso papel é capacitar ainda mais e dar identidade ao nosso artesanato para diferenciá-lo dos demais. Quero olhar uma peça e imediatamente saber que ela é da nossa Cidade. Esse é um dos primeiros passos em direção a uma economia criativa”, afirma a presidente da Fundação, Cristiane Régis.

Até o dia 6 de abril, a exposição, que tem entrada franca, fica aberta à visitação na Casa de Cultura Bento Costa Júnior.

SERVIÇO:

Exposição “Identidade Cultural”

Casa de Cultura Bento Costa Júnior

Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 – Centro

Visitação: 14/03 a 06/04

Horários: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 13h às 18h

Entrada franca

Artesãos participam de projeto para criar peças identificadas com a cultura de Rio das Ostras Foto: Divulgação
Durante os encontros, foram apresentadas a história e cultura do Município Foto: Divulgação
Cada projeto foi concebido para expressar o valor da Casa de Cultura Bento Costa Júnior Foto: Divulgação
Peças em exposição foram inspiradas na Casa de Cultura Bento Costa Júnior Foto: Divulgação