O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Exposição reúne peças com a identidade cultural da Cidade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Casa de Cultura, que foi ponto de encontro de pescadores, inspirou as peças
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A atividade pesqueira ganhou diferentes releituras e técnicas
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A criatividade e o talento guiaram as produções com identidade cultural
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O médico Bento Costa Júnior e o seu cãozinho "Bimbo" também foram apresentados nas peças
Publicada em: 24 de outubro de 2025 - 11h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mostra conclui a primeira etapa da mentoria artística em 2025 e será inaugurada na próxima quarta, 29, na Fundição de Artes e Ofícios

Peças que resgatam a identidade de Rio das Ostras e seu patrimônio cultural serão apresentadas na exposição “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”. A mostra, fruto do trabalho de mentoria da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), será inaugurada às 18h da próxima quarta-feira, dia 29, na Fundição de Artes e Ofícios, revelando o resultado da primeira etapa do projeto em 2025.

As peças foram construídas a partir de um percurso de aprendizado e pesquisa, no qual artesãos e artistas mergulharam na trajetória da Casa de Cultura Bento Costa Júnior. O edifício histórico abrigou um depósito de sal e ponto de encontro de pescadores, foi moradia do influente médico Bento Costa Júnior e atualmente é uma das unidades da Froc.

Desafiados a traduzir em peças os símbolos desse prédio histórico, os mentorandos usaram criatividade e diferentes técnicas, como montagens, design, artes plásticas e trabalhos manuais. Elementos da pesca, como peixes, redes e artefatos de salga, a presença do Dr. Bento e de seu cãozinho “Bimbo”, além da própria materialidade da casa, sua arquitetura e memória inspiraram as produções dos expositores.

“Os visitantes chegam a Rio das Ostras em busca de turismo e eventos artísticos, mas são os artesanatos que levam como lembrança e elo afetivo com a Cidade”, destaca Rodrigo Pontes, mentor artístico do projeto.

Segundo a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, a exposição é a prova de que o investimento em capacitação gera resultados concretos.

“A mentoria artística integra formação, economia criativa e valorização cultural. Ao estimular os artesãos a criarem a partir da história do Município, nós fortalecemos a identidade local e incentivamos a profissionalização do setor criativo”, reforça Rosemarie.

Na exposição é possível conferir a pluralidade de linguagens promovidas pelo Programa de Mentoria Artística. A iniciativa reforça o compromisso da Froc com a valorização dos artesãos e o fortalecimento da cultura local como agente de desenvolvimento.

 

SERVIÇO:

“Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”

Inauguração: 29 de outubro, quarta-feira, às 18h

Local: Fundição de Artes e Ofícios (Rua Beija-flor, s/nº, Colinas)

Período: De 29 de outubro a 1º de dezembro

Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

 

Casa de Cultura, que foi ponto de encontro de pescadores, inspirou as peças Foto: Divulgação
A atividade pesqueira ganhou diferentes releituras e técnicas Foto: Divulgação
A criatividade e o talento guiaram as produções com identidade cultural Foto: Divulgação
O médico Bento Costa Júnior e o seu cãozinho “Bimbo” também foram apresentados nas peças Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal