O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Feira Eco Ostras premia trabalhos que visam a sustentabilidade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    E. M. Vereador Pedro Moreira teve destaque com estudo sobre gigogas em ambientes aquáticos poluídos e a geração de energia por biogás
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Projeto "Brinquedos educativos de material reciclado para crianças com necessidades especiais", da E. M. Francisco de Assis, foi premiado
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    "Reciclando Energia - Aquecedor Solar" foi o trabalho premiado da Escola Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica
Publicada em: 29 de agosto de 2019 - 11h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O sábado, 24, foi de festa para a Ciência e a construção do conhecimento em Rio das Ostras. Durante todo o dia, os alunos de 14 unidades escolares do município participaram da Feira Eco Ostras, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e mostraram os trabalhos desenvolvidos nas diversas temáticas da Ciência para a população.

Em sua 5ª edição, a Feira premiou os três trabalhos mais bem avaliados de cada categoria.  As escolas Inayá Moraes D´Couto e Maria da Penha de Oliveira dividiram o primeiro lugar na Categoria 4º e 5º anos de escolaridade, com os trabalhos “Sistema Respiratório e os Malefícios do Cigarro para a Saúde e Meio Ambiente” e “Cozinha Ecológica”, respectivamente. Já o segundo lugar ficou com o Colégio Professora América Abdalla, com o trabalho “Reaproveitamento de Sucata”, e o terceiro com a Escola Rocha Leão, com “Caminho Sustentável”.

Os vencedores da Categoria 6º e 7º anos foram as Escolas Francisco de Assis, com o trabalho “Brinquedos educativos produzidos com material reciclado para crianças com necessidades especiais de aprendizagem”, no primeiro lugar; Ciep Municipalizado Mestre Marçal com “Jogos matemáticos com material reciclado”, na segunda colocação e a Fazendas Reunidas Atlântica com dois trabalhos empatados na terceira colocação, “Do lixo ao luxo” e “Reciclando energia: Aquecedor solar”.

Já na categoria destinada aos alunos do 8º e 9º anos, os destaques foram para as escolas Vereador Pedro Moreira, Nilton Balthazar e Fazenda da Praia, com os trabalhos “O estudo das gigogas em ambientes aquáticos poluídos e seu papel na geração de energia por biogás”, “O que te sustenta? Emoções” e “Transformar energia química em outra forma de energia”, nos três primeiros lugares, respectivamente.

Além destas premiações, quatro trabalhos foram classificados para a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). São eles: “Reutilização do giz de cera do material escolar” e “O que te sustenta? Emoções”, da Escola Nilton Balthazar,“Robô”, da Escola Vereador Pedro Moreira, e “Vaso de plantas anti-aedes aegypti”, da Escola Maria Gorete Vicente Jorge.

ECO OSTRAS – Dentre os mais de 60 trabalhos expostos, os visitantes puderam aprender mais sobre tecnologia, reutilização de materiais e reciclagem e geração de energia. Moradora da cidade há 37 anos, Beth Barreto visitou a Feira e viu ideias simples para serem usadas no ensino fundamental, como os jogos matemáticos adaptados e outras, de acordo com ela, dignas de competir com trabalhos desenvolvidos em escolas, públicas e particulares, de todo Estado.

“Essa Feira é muito interessante. Fiquei muito bem impressionada com o nível dos trabalhos apresentados, como aquele aspirador feito com garrafa pet, e toda a estrutura montada”.

Para o professor Charles Neves, da Escola Municipal Atlântica, a palavra de ordem é “salvar o planeta” e todas as ideias apresentadas trazem algo nessa temática e ensinam os jovens nessa direção.

Exemplo de como a ciência e a tecnologia podem impactar positivamente a vida dos munícipes, a aluna Maria Eduarda, do 8° ano da Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, apresentou um medidor de pequenas sementes, desenvolvido com material reciclado para auxiliar pequenos agricultores. “Nós moramos em uma área rural e pensamos em facilitar a vida dos pequenos agricultores com a irrigação e colocação de sementes e a germinação mais rápida”, comentou a estudante.

E. M. Vereador Pedro Moreira teve destaque com estudo sobre gigogas em ambientes aquáticos poluídos e a geração de energia por biogás Foto: Divulgação
Projeto “Brinquedos educativos de material reciclado para crianças com necessidades especiais”, da E. M. Francisco de Assis, foi premiado Foto: Divulgação
“Reciclando Energia – Aquecedor Solar” foi o trabalho premiado da Escola Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal