O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Feiras de Artesanato têm alunos da Padaria Escola

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 30 de Março de 2015 - 10h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Capacitar os moradores de Rio das Ostras para o mercado de trabalho. Este é o objetivo da Padaria Escola do Município, mantida pela Prefeitura, que oferece qualificação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e que nos dois últimos anos a unidade já qualificou 363 profissionais nos cursos de Panificação, Confeitaria, Cozinha Industrial e Auxiliar de Cozinha.

Viviane Drago Medeiros, 38 anos, moradora do Município há dez anos, conhece a qualidade das aulas oferecidas na Padaria Escola. Em 2014 e em janeiro deste ano, fez os cursos de Cozinheiro Industrial e Padeiro na unidade e atualmente comercializa bolos e doces de festa na Feirinha da Avenida Amazonas, no Centro.

“Quando entrei na sala de aula não sabia nada. Os instrutores do Senai nos incentivam a estudar e a empreender. Passam confiança para você servir e comercializar produtos de qualidade à população. Os cursos, tanto o de Cozinha Industrial como o de Panificação, atenderam às minhas expectativas. As aulas práticas são realmente maravilhosas”, destaca.

De acordo com Viviane, desde cedo ela sentia a necessidade de trabalhar com Alimentação. “Entrei no curso para realizar este desejo e, claro, obter uma fonte de renda. Hoje empreendo e consigo ajudar no orçamento de casa, ao lado de meu marido, e dar atenção ao meu filho, que tem apenas sete anos”, completa.

Formada em Letras e com a experiência de quem trabalhou com Artesanato e Telemarketing, a nova empreendedora dá conselhos a quem deseja ingressar num curso profissionalizante. “Os interessados precisam buscar o conhecimento oferecido pelos cursos de qualificação profissional da Prefeitura e se dedicar de verdade, aproveitando a instrução e as orientações dos instrutores e pensando no retorno financeiro para sua vida”, avalia.

EXEMPLO NA FAMÍLIA – O desejo de mudar de vida é o principal ingrediente da trajetória de ex-motorista José Adolfo Damasceno, 42 anos, que há três anos veio para Rio das Ostras com a esposa e dois filhos. Na história da família, as lembranças de participar do dia-a-dia do bar que os pais mantinham em São Gonçalo. “Sou filho único e sempre ajudei minha família no balcão. Está no sangue. Trabalhei como eletricista e motorista profissional de ônibus e van. Em 2012 resolvi me mudar para a cidade em busca de uma vida mais calma”, ressalta.

Poucos meses após a mudança de cidade, acompanhou a esposa para sua inscrição do curso de Confeiteiro da Padaria Escola, em Nova Cidade e acabou se inscrevendo também. “Fizemos as aulas juntos, um incentivando o outro, e desde então não parei de estudar. Depois ingressei nos cursos de Cozinha Industrial e Panificação. Pretendo continuar me qualificando na área de Alimentação e torço para que, em breve, Rio das Ostras tenha uma faculdade de Gastronomia”, relata.

Com a trajetória de quem tem três cursos profissionalizantes com a chancela do Senai no currículo, José Adolfo acredita que a capacitação profissional é o primeiro passo para ingressar nas empresas ou se tornar um empreendedor bem-sucedido. “Preparar o profissional é difícil. Os instrutores da Unidade tentam equilibrar as aulas práticas com as teóricas. Só tenho que agradecer a dedicação dos professores, em especial da professora Marli, do curso de Confeitaria”, lembra, com carinho.

No início do ano o ex-motorista participou da licitação para a Feira dos Artesãos da Praça São Pedro e desde janeiro deste ano vende tortas, doces e pastéis, ao lado da esposa. “Sei que não posso parar de estudar e trabalhar. Além da feira, faço jantares para formatura e casamento e aceito encomendas de doces. Tenho experiência para fazer almoço para 150 pessoas, se preciso. Por isso digo, com segurança, que quem deseja se profissionalizar deve levar a sério os cursos oferecidos. Não pode faltar às aulas. Dedicação é o ingrediente fundamental para o sucesso”, finaliza.

PARCERIA COM SENAI – Nos anos de 2013 e 2014, a Padaria Escola formou 363 profissionais nos cursos de Panificação, Confeitaria, Cozinha Industrial e Auxiliar de Cozinha. A cada nova formatura, a maioria dos formandos sai contratada ou com planos para abrir seu próprio negócio em Rio das Ostras.

“Temos uma importante parceria com o Senai na unidade, e por isso, nossos cursos são reconhecidos e respeitados pelo mercado. Qualificar mão-de-obra é uma das prioridades da política de desenvolvimento econômico da cidade”, enfatiza Carla Ennes, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município.

Os cursos de Panificação, Confeitaria, Cozinha Industrial e Auxiliar de Cozinha da unidade têm duração de três meses, com 300 horas de aulas práticas e teóricas, com aulas ministradas por instrutores do Senai. Para atender aos alunos, a unidade foi reformada e ampliada em 2013, aumentando a capacidade de atendimento.

A unidade fica no Parque da Cidade, na Rua Três Marias, s/nº, em Nova Cidade. Mais informações sobre os cursos de qualificação oferecidos podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-6364.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal