Feriado prolongado terá Audax 1000 em Rio das Ostras

• Foto: Gabriel Sales
Publicada em: 9 de outubro de 2018 - 17h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Audax é um evento de ciclismo de longa distância em que o único objetivo dos atletas é completar as provas dentro do tempo limite Foto: Gabriel Sales

Pela primeira vez o Estado do Rio de Janeiro receberá uma prova de ciclismo de 1000 km e Rio das Ostras sai na frente no cenário esportivo. Na próxima sexta, dia 12, a largada da Audax 1000 será feita na Praia de Costazul, a partir das 10h, com a participação de 30 atletas de todo o país.

Serão 75 horas de pedal por três estados brasileiros, durante três dias e três noites. Os ciclistas vão desfrutar paisagens que vão das restingas de Rio das Ostras às ruínas da Praia de Atafona, passando pela próspera cidade de Macaé, a terra do petróleo brasileiro, pelas longas planícies de Quissamã e Barra do Furado até as montanhas de Minas Gerais e Espírito Santo, em cidades como Guaçuí e Antônio Prado de Minas.

A prova, que faz parte do calendário do Audax Rio, é um desafio de ultramaratona ciclística. Para se classificar para este evento os atletas tiveram que completar a série chamada Super Randonneur, com provas de 200, 300, 400 e 600 km.

Ao longo das 19 cidades do percurso, os atletas contarão com 14 postos de controle, apoio e certificação. A previsão de retorno dos atletas a Rio das Ostras é entre a noite de sábado, dia 13, e a manhã de domingo, dia 14.

Único atleta de Rio das Ostras presente na prova, Diógenes Guedes, relata como foi difícil se classificar para o evento e conta sua expectativa para a prova. “Foi muito difícil a jornada. Muita preparação, muito tempo treinando longe da família. A gente sofre a cada prova e conforme aumenta a distância o sofrimento é ainda maior. A última etapa, de 600 km, foi duríssima. Agora é partir para os 1000 km, um passo ainda maior. O corpo até está preparado, mas o grande desafio é a nossa mente aguentar a privação de sono e o desgaste físico extremo. Nossa meta é chegar bem no fim e no ano que vem estar em Paris para pedalar os 1200km da maior prova de ciclismo do mundo, o Paris-Brest-Paris”, concluiu.

O Audax é um evento de ciclismo de longa distância em que o único objetivo dos atletas é completar as provas dentro do tempo limite. Não há vencedores, o desafio é pessoal e a premiação é se classificar para a etapa seguinte, com maior quilometragem.

As provas que acontecem em Rio das Ostras, desde 2009, contam com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, do Atlântico Hotel e é uma iniciativa do Rio das Ostras Conventions & Visitors Bureau.