O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Festas Juninas virtuais alegram alunos do município

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Estudantes ficaram felizes por poder comemorar as festas juninas durante período de ensino remoto.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Pai e alunas da Escola Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, entraram no clima das festas juninas.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A sala de reunião virtual se transformou em um arraiá com brincadeiras e diversão.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Alunos e responsáveis usaram trajes e prepararam comidas típicas para participar das festas juninas virtuais.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Mãe e estudante da Escola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, colocaram trajes típicos.
Publicada em: 25 de junho de 2021 - 14h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Estudantes ficaram felizes por poder comemorar as festas juninas durante período de ensino remoto. Foto: Divulgação
Pai e alunas da Escola Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, entraram no clima das festas juninas. Foto: Divulgação
A sala de reunião virtual se transformou em um arraiá com brincadeiras e diversão. Foto: Divulgação
Alunos e responsáveis usaram trajes e prepararam comidas típicas para participar das festas juninas virtuais. Foto: Divulgação
Mãe e estudante da Escola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, colocaram trajes típicos. Foto: Divulgação

Junho é mês de festejos nas unidades escolares do Município e, mesmo durante o ensino remoto, essa tradição não deixa de acontecer. Por meio de música, dança, comidas típicas e brincadeiras, as equipes pedagógicas das escolas promoveram momentos de aprendizagem significativa e prazerosa para os alunos e familiares.

Um típico ‘Arraiá’ foi realizado na quarta-feira, 23, durante a Festa Junina Virtual que reuniu os alunos e as professoras das turmas de 1º ano da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Gincana, brincadeiras e quadrilha fizeram parte da programação, que teve dois horários: um pela manhã e outro à noite, para possibilitar a participação dos estudantes com pais que chegam mais tarde do trabalho.

“Junho é tipicamente o mês das festas caipiras, onde se trabalham os conceitos relacionados à cidade, ao campo, aos marcos de memória e as manifestações culturais. As professoras Fernanda, Mari Rubia, Roberta Tavares e Viviane utilizaram a tecnologia como ferramenta para propiciar aos alunos um momento diversificado, com foco na socialização e aprendizagem”, explicou Denise Pinheiro, diretora da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira.

A Escola Municipal Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, também promoveu um ‘arraiá’ virtual na última sexta-feira, 18, com todos os estudantes da unidade. Os professores enviaram os links dos encontros on-line para os pais, possibilitando que os festejos acontecessem simultaneamente em dois momentos: um horário para as turmas de Creche III, Creche IV e Pré II; e outro para o Pré I e 1º ano.

“Nosso objetivo era avivar a festa junina que, mesmo na pandemia, não deve ficar adormecida. É uma parte importante da cultura brasileira. Foi muito bom mesclar os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, eles puderam se ver e brincar juntos. Isso trouxe alegria tanto para o ambiente escolar quanto para o ambiente familiar e trabalhou questões pedagógicas de forma prazerosa”, afirmou Rosimere Nogueira, diretora da Escola Municipal Henrique Sarzedas.

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA – Para as gestoras, a festividade teve um excelente resultado graças à grande adesão dos pais e responsáveis. “As famílias dos educandos deram um show de parceira, enfeitaram os lares, vestiram as crianças com trajes típicos, prepararam os quitutes e participaram das atividades propostas durante o ‘Arraiá’”, destacou a diretora Denise.

Nos grupos de WhatsApp das turmas, muitos pais agradeceram a iniciativa das unidades. “Fernanda nunca irá esquecer que, mesmo em pandemia, teve festinha com a turminha. Ano passado, ela sentiu falta desse momento. Parabéns, tia Mari!”, escreveu a mãe de uma aluna da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira.

Pesquisa no Portal