O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Filhos visitam pais no trabalho no Dia da Família

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto do prefeito Sabino conversando com os artesãos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto do Superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Augusto Cardoso palestrando
Publicada em: 16 de Maio de 2014 - 23h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A reforma da Praça do Artesão, no Centro de Rio das Ostras, e a criação de mais dois novos espaços para comercialização de produtos artesanais foram os assuntos abordados no encontro entre o prefeito Sabino e os artesãos da cidade nesta quinta, dia 15. As duas novas feiras devem ser instaladas na Praça São Pedro, no Centro, e na Praça da Baleia, em Costazul. A reunião aconteceu no Teatro Popular e reuniu cerca de 80 profissionais.

O prefeito falou sobre o apoio da Prefeitura ao artesanato local e defendeu a união dos profissionais para fortalecer o setor e a identidade cultural ligada a essa atividade.

“Os espaços serão exclusivos para a comercialização de artesanato e não para venda de produtos industrializados. A nossa proposta é oferecer mais oportunidades para o artesão da cidade mostrar seu trabalho e vender seus produtos”, disse o prefeito Sabino que foi bastante aplaudido pela iniciativa, aprovada pelos artesãos presentes.

Sabino lembrou que foi feito um projeto de reforma da Feirinha do Centro, mas que teve que ser readequado às necessidades dos profissionais do setor. O prefeito e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, pediram sugestões aos artesãos para ajudarem a reformular o projeto de revitalização do espaço, que tem tudo para ser uma referência na cidade.

A Administração Municipal também estimula a maior participação dos artesãos nos eventos promovidos pela Prefeitura, como uma oportunidade de apresentar os trabalhos e incrementar sua renda.

CADASTRO – Os artesãos interessados em reservar um espaço nas feiras já podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para se cadastrar. Entre os pré-requisitos está a comprovação da produção artesanal e de moradia na cidade. As duas novas feirinhas funcionariam de sexta a domingo e nos feriados.

QUALIFICAÇÃO – a Prefeitura vai apoiar a visita dos artesãos cadastrados às principais feiras especializadas em artesanato, para que possam se atualizar quanto às novidades do setor e se qualificar, em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

Como forma de ampliar as oportunidades para os artesãos de Rio das Ostras, participaram do encontro o Superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Augusto Cardoso, e a coordenadora do programa de Artesanato, Glória Magalhães. Eles convidaram os artesãos do município para se cadastrarem nos projetos estaduais.

Foto do prefeito Sabino conversando com os artesãos Foto: Divulgação
Foto do Superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Augusto Cardoso palestrando Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal