Final de semana tem Audax 600km em Rio das Ostras

• Foto: Gabriel Sales
    A largada do Audax 600 será na próxima sexta, dia 21, às 22h, em Costazul
Publicada em: 19 de setembro de 2018 - 17h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A largada do Audax 600 será na próxima sexta, dia 21, às 22h, em Costazul Foto: Gabriel Sales

Rio das Ostras vai sediar neste fim de semana as provas de ciclismo de longa distância do Audax Rio. Nessa etapa será realizada a prova de 600km, que terá largada às 22h da próxima sexta-feira, dia 21, em frente ao Hotel Atlântico, em Costazul, com destino a Praia de Atafona, em Campos dos Goytacazes.

Os ciclistas vão percorrer diversas cidades da Região dos Lagos e norte Fluminense, passando por Macaé, Frade, Capapebus e Quissamã. A prova tem previsão de ser realizada em até 40h, com retorno a Rio das Ostras até as 14h de domingo, dia 23.

Para quem não quiser participar da prova de 600km, a organização do evento vai promover no domingo, o Brevet 200km, em que os atletas seguirão até o Frade e retornam à cidade, num pedal de até 13 horas.

Presente na cidade desde 2010, o Audax Rio já é tradicional em Rio das Ostras. A série de provas é uma classificatória internacional para eventos que chegam até 1200 km. Esse ano, os atletas estão em busca da pré-classificação para o maior evento de ciclismo do mundo: o Paris-Brest-Paris, que acontece em agosto de 2019.

Atletas de todo país estarão na cidade em busca desse sonho. Em outubro, os ciclistas poderão dar um passo além, tendo em vista que o município sediará uma prova de 1000 km, uma ultra maratona ciclística de até 75 horas.

Para participar do Audax, é necessário que o ciclista tenha os seguintes itens de segurança obrigatório:

– Farol dianteiro fixado na bicicleta, funcionando e com pilhas novas;
– Lanterna traseira, de cor vermelha, fixada na bicicleta, funcionando e com pilhas novas;
– Colete refletivo (de preferência fechado) que deve ser usado durante todo o percurso, inclusive de dia;

– Capacete de ciclismo na cabeça e afivelado
Os itens recomendados são:
– Óculos de ciclista ou de segurança (tipo EPI);
– Protetor solar no mínimo FPS 30

– Telefone celular com bateria carregada;
– Ferramentas para consertos rápidos

O atleta que comparecer na largada ou em qualquer Posto de Controle sem os itens obrigatórios estará automaticamente desclassificado. A pessoa poderá participar, mas não receberá certificado/Brevet e seu resultado será anulado.

As provas são uma realização da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, com organização do Audax Rio e apoio do Hotel Atlântico e da Wheels Bike Shop.