Fórum discute propostas para melhorar a Mobilidade Urbana
Publicada em: 24 de setembro de 2025 - 11h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Na última segunda-feira, 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, Rio das Ostras promoveu o II Fórum Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, no Parque dos Pássaros. O evento reuniu especialistas, representantes da sociedade civil e gestores públicos em um espaço democrático para debater soluções de mobilidade alinhadas às políticas públicas de sustentabilidade.
A mesa de abertura contou com a participação da engenheira Aline Marques, representando a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras (Aero); do professor Bruno Barzellay, do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ-Macaé; de Marisa Dias, presidente da Jubarte Associação dos Artesãos; do engenheiro Ricardo Carvalho, representante da Prefeitura; de Flávio Ferreira da Silva, presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Mobilidade Urbana (CMPMU); e de Rivail Gripp, secretário do CMPMU. Os representantes destacaram a importância do debate para o futuro do Município, cobraram ações emergenciais diante dos dados sobre acidentes no trânsito de Rio das Ostras, se colocaram à disposição para colaborar com o Plano de Mobilidade Urbana e contribuir para a revisão do Plano Diretor, atualmente em andamento.
Ao longo do dia, o público acompanhou palestras e discussões sobre acessibilidade, transporte coletivo eficiente, ciclovias, segurança viária, educação para o trânsito e planejamento urbano integrado. Entre os destaques estiveram as apresentações “Acessibilidade, Mobilidade e Sustentabilidade: construindo uma cidade para todos”, das arquitetas Zuleika Zanuzzio e Monique Abrantes; “Educação para o Trânsito”, com o guarda civil municipal José Adelmo; além de painéis sobre mobilidade ativa e segura, fiscalização e a importância do Fundo de Mobilidade Urbana.
Como resultado, o Fórum evidenciou que a população tem interesse não apenas em participar das discussões, mas também em cobrar do poder público a adoção de medidas concretas. Entre as principais demandas destacadas estão a descentralização dos núcleos urbanos, melhora das calçadas, ampliação da infraestrutura das ciclovias e priorização do transporte coletivo, com renovação da frota, expansão da área atendida e implantação de faixas exclusivas.
Outro ponto central foi o consenso de que educação e fiscalização precisam caminhar juntas para promover uma mudança cultural duradoura em Rio das Ostras. Entretanto, os participantes reforçaram que somente será possível alcançar resultados efetivos com a parceria entre sociedade, setor privado e poder público.
O II Fórum foi uma realização da Comissão Multidisciplinar Permanente de Mobilidade Urbana, do Conselho Gestor de Mobilidade Urbana e da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio do CREA-RJ, da AERO, do CAU-RJ, Rafael Bike, empresa PiciTech, do Sindicato dos Servidores Públicos, Ciclistas Associados de Rio das Ostras (Ciaro) e da Associação de Moradores e Amigos da Enseada das Gaivotas (Amaeg).