Funcionários da Prefeitura de Rio das Ostras passam a fazer exames de saúde periódicos
Publicada em: 25 de outubro de 2006 - 08h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras lançou uma grade de exames periódicos para os trabalhadores da Prefeitura, dentro do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMO). O Serviço de Saúde Ocupacional (Medicina do Trabalho) desenvolveu um plano de exames que deve ser cumprido anualmente pelos profissionais. Os exames obrigatórios variam conforme a área de atuação profissional.
Periodicamente, os funcionários da Prefeitura passarão por avaliações médicas e, durante a consulta, serão solicitados exames de acordo com a idade e a função do trabalhador.
A coordenadora do Serviço de Saúde Ocupacional, Dra. Sheila de Oliveira, explica que os exames periódicos são importantes para que o trabalhador se mantenha com boa saúde e, ao mesmo tempo, reduza-se o absenteísmo (falta ao trabalho). Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Saúde Ocupacional, com base nos atestados médicos apresentados por funcionários da Prefeitura, em 2005, foram cerca de 10 mil e 500 dias perdidos de trabalho por afastamento. O levantamento também verificou diferença no número de afastamentos por área de atuação profissional. O periódico é importante para prevenção; quando detectada alguma doença ou risco de adoecimento, o funcionário é encaminhado ao devido atendimento.
Neste primeiro momento, o Serviço está atendendo às merendeiras do município. “Estamos verificando com esses exames doenças variadas, como obesidade, hipertensão e diabetes. De acordo com a necessidade, encaminhamos a pessoa aos programas de saúde da Prefeitura”, explica a Dra. Sheila. Até o momento cerca de 115 merendeiras já foram atendidas.
Também como parte da iniciativa, os funcionários da Prefeitura também assistirão a palestras de orientação de saúde sobre temas específicos.