Fundação de Cultura amplia oferta de cursos livres para a população

Aulas dos cursos livres serão no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras
Publicada em: 3 de Abril de 2024 - 10h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Dando continuidade à temporada de Cursos Livres da Fundação Rio das Ostras de Cultura, o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro está promovendo seis novos cursos para a população: “Ballet Infantil”, “Bateria”, “Dança Urbana (Art Urban)”, “Oficinas Musicais Criativas: Música, Arte e Ação!”, “Teatro Infantil e Juvenil” e “Violão e Guitarra”.

No curso de Ballet Infantil, as aulas serão às segundas-feiras, das 8h30 às 9h30, para crianças de 2 a 5 anos; e às quartas, das 9h30 às 10h30, para crianças de 5 a 9 anos. De acordo com a instrutora Júlia Madureira Lage, as aulas vão permitir o desenvolvimento da criança como um todo, auxiliando na coordenação motora, equilíbrio, postura e expressão corporal.

O curso de Bateria será ministrado pelo professor Cássio Aciolli, com aulas às quintas-feiras no período da noite, às 19h e às 20h, para jovens a partir dos 15 anos. As sextas serão dedicadas aos alunos a partir dos 10 anos, em quatro horários: 9h, 10h, 15h e 16h. O objetivo é fazer com que o aluno conheça possibilidades técnicas no instrumento e como tocá-lo em um conjunto musical, além de reconhecer práticas musicais do cotidiano e da cultura popular que trabalham prática de conjunto.

As aulas do curso de Dança Urbana (Art Urban) serão ministradas às terças e às quintas-feiras, a partir das 20h, para jovens a partir dos 15 anos. A instrutora Amanda Marchon explica que o objetivo é explorar estilos de dança da cultura urbana e incentivar os alunos a explorarem o mundo da dança abordando diferentes estilos.

As “Oficinas Musicais Criativas: Música, Arte e Ação!” têm como objetivo principal transmitir e estimular a troca de conhecimentos diversos entre os participantes, além da criação de arte e conteúdo. Ministrado pelo professor Marcos Paz, o curso terá aulas às quintas-feiras, às 15h30; e às sextas, em quatro horários: 14h, 15h, 18h e 19h.

As aulas do curso de Teatro Infantil e Juvenil serão às quintas-feiras e terão duas horas de duração. Os horários variam de acordo com a faixa etária: 9h e 14h (8 a 11 anos) e 16h (12 a 15 anos). A ideia do instrutor Marcelo Viana é promover uma oficina de teatro com a montagem de um espetáculo no final do segundo semestre do ano, ensinando técnicas de improvisação, voz, expressão corporal e jogos teatrais.

O curso de “Violão e Guitarra” será ministrado pelo professor Marcos Paz e tem o objetivo de transmitir conhecimentos diversos, práticos e teóricos sobre os dois instrumentos. As aulas serão às quintas-feiras, às 9h, 10h, 14h, 18h e 19h.

Os interessados podem entrar em contato direto com a Unidade para fazer a sua inscrição. A mensalidade dos cursos está no valor de R$ 85.

O Centro de Formação Artística fica na Praça José Pereira Câmara, s/nº, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2764-6376.

CURSOS – Na temporada 2024, além dos cursos citados, a Fundação também conta com cursos livres de “Ballet Adulto”, “Ballet Infantil, Baby e Adulto”, “Capoeira Raiz Besouro”, “Dança Contemporânea”, “Desenho Artístico, Observação e Pintura em Aquarela”, “Desenho Mangá e quadrinhos”, “Pintura Acrílica”, “Pintura em Madeira”, “Pintura em Tecido”, “Violão e Guitarra”, “Teclado e Piano” e “Yoga”.

Fachada do prédio da Onda
Aulas dos cursos livres serão no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras Foto: Divulgação