Resultados das seleções públicas de projetos culturais são divulgados

• Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 11 de setembro de 2019 - 16h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Os resultados finais dos editais de seleção pública de projetos culturais e de bandas e fanfarras foram divulgados na Edição 1077 do Jornal Oficial de Rio das Ostras. Essas seleções públicas integram o Programa de Fomento à Cultura, que disponibiliza recursos financeiros para apoiar produções artísticas municipais.

Promover a profissionalização e a economia criativa em Rio dasOstras, apoiando a pré-produção, produção, distribuição e circulação de apresentaçõesartísticas, são os objetivos das seleções públicas. Todos os projetos apresentaramuma contrapartida social como forma de garantir o mais amplo acesso dapopulação ao evento ou produto cultural oferecido.

Para assegurar isonomia, transparência e cumprimento dos critérios técnicos, os projetos foram avaliados por pareceristas que não residem em Rio das Ostras e foram selecionados em edital. Profissionais com formação comprovada na área que avaliam, os pareceristas são responsáveis por emitir parecer técnico.

ARTISTAS E ENTIDADES CIVIS –  A seleção pública de projetos culturais voltados para Rio das Ostras (Edital 001/2019) foi promovida pelo Comitê Gestor de Recursos Financeiros do Fundo Municipal de Cultura, disponibilizando um auxílio financeiro de R$ 100 mil.

Na Categoria I (Pessoa Jurídica), três projetos vão receber R$ 10 mil reais cada. Os selecionados são “Eu Sou Luz, Câmera, Ação!” (cinema); “Gesto, um Espetáculo” (teatro); “Jogando com o Circo” (arte circense). Os três vencedores da Categoria III (Pessoa Jurídica), que também ganharão R$ 10 mil cada um, são “Samba na Rua” (música); “Oficina Audiovisual para a Comunidade nas Escolas” (audiovisual); “Flic – Feira de Literatura e Cultura de Rio das Ostras” (literatura).

A Categoria IV (Pessoa Física) beneficiou dois projetos, “Maculelê e Capoeira na Comunidade” (cultura de matrizes africanas) e “Contadores de Rio das Ostras e suas Histórias Maravilhosas” (pesquisa e documentação), que vão contar com R$ 5 mil cada. Na Categoria V (Pessoa Jurídica) foram contemplados dois projetos com prêmios de R$ 10 mil cada; são eles “4º Festival Circo de Rua – Rio das Ostras” (arte circense) e “Sonho Meu” (música). Já a Categoria VI (Pessoa Física) selecionou um projeto, “Don’t Stop Believin’ – O Show” (música), com prêmio de R$ 5 mil.

BANDAS E FANFARRAS –A seleção de bandas marciais, fanfarras escolares e agremiações independentes foi promovida pelo Edital 006/2019 da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Foi contemplado apenas um projeto, da Corporação Musical Rio das Ostras – Comrio, que recebeu R$ 20 mil.

Como a verba total destinada ao edital não foi distribuída, uma vez que não houve outros projetos selecionados, a Fundação de Cultura estuda um outro meio para distribuir os recursos restantes e assim incentivar a formação e manutenção de bandas marciais e fanfarras.

Resultados dos editais de Fomento à Cultura vão permitir a distribuição de auxílio financeiro para projetos selecionados Foto: Allexandre Costa