• Você está em

• Página inicial

Fundação de Cultura lança Edital para o III Prêmio de Grafites e Painéis

Fachada da sede da Fundação grafitada pelo artista plástico Binho Ribeiro
Publicada em: 16 de novembro de 2021 - 14h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Fachada da sede da Fundação grafitada pelo artista plástico Binho Ribeiro Foto: Divulgação

Com o objetivo de ornamentar os espaços públicos, estimulando a prática de artes urbanas no formato de painéis nas mais variadas técnicas, inibir a poluição visual e promover a identidade artística e cultural local, a Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) lançou o Edital para o III Prêmio de Grafites (artes visuais urbanas e públicas) e Painéis. Os artistas que se interessarem terão tempo para pensar em suas obras porque as inscrições começam em 17 de janeiro de 2022.

Os artistas poderão utilizar técnicas diversas, que podem variar entre Grafite, Lambe-Lambe, 3D Arte, Stêncil e Sticker, dentre outras técnicas, e suas obras deverão estar em espaços públicos. Neste prêmio, as propostas realizadas em duas paredes circulares na Praça do Trem, em Rocha Leão, ou no muro do Hospital Municipal de Rio das Ostras terão 0,5 pontos acrescidos em sua média final. Para os espaços públicos, principalmente nos próprios municipais, é necessária a devida autorização da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Caso a área esteja em terreno particular, é necessário ter autorização dos proprietários.

Poderão participar deste Edital maiores de 18 (dezoito) anos, devidamente registradas no Portal da Fundação de Cultura, no endereço www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br, na aba cadastro de artistas e grupos. No entanto, servidores da própria Froc, membros da Comissão Julgadora dos Projetos e pessoas que possuam pendência, inadimplência ou falta de prestação de contas junto à Fundação ou ao Fundo Municipal de Cultura de Rio das Ostras estão impossibilitados de participar. Outros casos estão especificados no Edital, que está disponível na íntegra na Edição nº 1388 do Jornal Oficial do Município, datado de 10 de novembro.

Quaisquer esclarecimentos aos interessados e orientações técnicas serão prestados pela Superintendência de Políticas Públicas de Cultura da Fundação Rio das Ostras de Cultura, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, pelo telefone (22) 2764-7676.