O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Fundação para Infância e Adolescência inaugura programas educativos

Fundação para Infância e Adolescência inaugura programas educativos

  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Implantação dos cursos no Município contou duas cerimônias inaugurais.
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Colégio Municipal Profª América Abdalla vai receber aulas do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA).
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Cursos vão oportunizar formações em diversas modalidades para alunos de 15 a 17 anos.
Publicada em: 30 de junho de 2025 - 10h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Implantação dos cursos no Município contou duas cerimônias inaugurais. Foto: Alexandre Leite
Colégio Municipal Profª América Abdalla vai receber aulas do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). Foto: Alexandre Leite
Cursos vão oportunizar formações em diversas modalidades para alunos de 15 a 17 anos. Foto: Alexandre Leite

Ação é uma parceria com as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Assistência Social

Os jovens e adolescentes de Rio das Ostras ganharam novas oportunidades de qualificação e ensino. A Fundação para Infância e Adolescência (FIA-RJ), do Governo do Estado, inaugurou dois novos cursos educativos no Município. O programa PrePara o Futuro e Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) vão oportunizar formações em diversas modalidades para alunos de 15 a 17 anos. A iniciativa é uma parceria com as secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e de Assistência Social.

A implantação dos cursos no Município contou duas cerimônias inaugurais, realizadas na sexta-feira, dia 27. As solenidades foram promovidas no Núcleo de Gestão Pedagógica e no Colégio Municipal Profª América Abdalla. Ambos os espaços vão ceder as aulas ofertadas pelos programas.

Na ocasião, o prefeito Carlos Augusto Balthazar reforçou a importância das parcerias para o crescimento de oportunidades aos moradores da Cidade. “Essa é mais uma parceria que faz a entrega de uma política pública que verdadeiramente fará a diferença na vida da população. Com os programas, daremos oportunidade de preparação aos jovens, ofertando o crescimento social por meio da educação”, disse.

Para a gerente de programas da FIA, Patrícia Ribeiro, os projetos intensificam o combate à vulnerabilidade social dos adolescentes. “Os programas ofertam qualificação educacional e socioeducativa, auxiliando os jovens em vulnerabilidade nos vestibulares, no Enem, nos concursos das Forças Armadas, além de encaminhamento para o mercado de trabalho. Nosso objetivo é minimizar a vulnerabilidade social desse público que está finalizando sua trajetória escolar”, explicou.

PRESENÇAS – As solenidades da última sexta-feira tiveram a presença do deputado estadual do Rio de Janeiro, Pedro Brazão, do prefeito Calos Augusto Balthazar, da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel; da secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida; do secretário de Assistência Social, Carlos Octávio, além de Arnaldo Júnior, Rhayana Castelo e Patrícia Ribeiro, que são, respectivamente, o vice-presidente, a diretora de Promoção Social e a gerente dos Programas da FIA.

QUALIFICAÇÕES – A parceria com a FIA oportuniza dois cursos gratuitos para os jovens riostrenses. As inscrições para os programas estarão disponíveis no site da FIA (acesse aqui) a partir da próxima quarta-feira. As aulas serão oferecidas no turno da tarde e da noite.

O curso PrePara o Futuro tem como público-alvo adolescentes matriculados no 3º ano do ensino médio em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes devem ter idade entre 16 e 18 anos incompletos, oriundos de escolas públicas ou privadas (mediante comprovação de bolsas de 100% de mensalidade). As aulas serão realizadas no Núcleo de Gestão Pedagógica, localizado na Rua Santa Catarina, nº 155 – Extensão do Bosque.

Já o Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) é voltado aos jovens de 15 e 16 anos. O programa tem parceria com órgãos públicos e empresas privadas para o encaminhamento do adolescente para oportunidade de estágio remunerado e com duração máxima de 4 horas diárias. As aulas serão ministradas no Colégio Municipal Professora América Abdalla, localizado na Rua Carlos Viana, s/n – Nova Esperança.

Pesquisa no Portal