• Assistência Social

Geração Aprendiz abre seleção para 50 vagas na segunda fase

• Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 13 de setembro de 2022 - 10h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Interessados em concorrer as 50 vagas devem se inscrever entre 26 de setembro e 3 de outubro. Foto: Jorge Ronald

Jovens de Rio das Ostras, entre 15 e 17 anos, inscritos no Cadastro Único e devidamente matriculados na Rede Pública de Ensino, poderão se inscrever na segunda fase do projeto Geração Aprendiz. Os classificados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$350 e participarão do projeto no contraturno escolar. As inscrições acontecem entre os dias 26 de setembro a 3 de outubro na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Raul Seixas, s/nº- Quadra 4, Lote 5- Jardim Campomar, Rio das Ostras (ao lado do Supermercado Extra).

As 50 vagas são destinadas a estudantes do Município. O Projeto será implementado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de reforçar e ampliar a política de intervenção aos fatores de riscos na adolescência, de modo a alcançar prioritariamente os adolescentes que estão em maior vulnerabilidade socioeconômica e risco social.

Para participar, o jovem deve estar matriculado e cursando, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino (municipal ou estadual); residir há pelo menos dois anos no município de Rio das Ostras; possuir idade entre 15 anos completos (no dia da inscrição) e 17 anos; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo; estar inscrito no Cadastro Único.

DOCUMENTAÇÃO – O jovem e o seu responsável devem apresentar no ato da inscrição: declaração escolar original em papel timbrado da escola, especificando a série e o turno em que o adolescente está cursando no presente ano; fotocópia e original da carteira de identidade ou Certidão de Nascimento; fotocópia e original do CPF, caso possua; fotocópia e original do comprovante de residência no município de Rio das Ostras, atualizado há no mínimo três meses, e comprovante de tempo de moradia no município; número do NIS do adolescente; Ficha de Inscrição preenchida no ato da inscrição ou autorização do responsável para o adolescente inscrever-se no projeto com cópia da identidade e CPF do responsável.

Também devem apresentar: documentação que comprove a renda familiar (renda de todas as pessoas que residem com o adolescente e desenvolvam atividade remunerada, que não ultrapasse a per capita de meio salário; comprovante de pensão, aposentadoria, Benefício do INSS; no caso de desempregado, apresentar cópia da carteira de trabalho com registro da demissão ou folha de rescisão do contrato de trabalho ou preencher modelo de declaração fornecido).

No caso de exercer atividade informal ou autônoma (trabalhar por conta própria) deverá apresentar declaração de renda. No caso de receber algum Benefício Social Federal e/ou Municipal, apresentar comprovante bancário, cópia do cartão para os benefícios municipais.

O edital completo pode ser consultado por meio do Jornal Oficial nº 1489, publicado em 9 de setembro no site da Prefeitura de Rio das Ostras, no link www.riodasostras.rj.gov.br.