Geração Aprendiz certifica mais 50 jovens

• Foto: Matheus Müller
    Geração Aprendiz certifica mais 50 jovens da segunda turma.
  • Foto: Matheus Müller
Publicada em: 4 de Abril de 2024 - 10h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Geração Aprendiz certifica mais 50 jovens da segunda turma. Foto: Matheus Müller
Projeto da Prefeitura de Rio das Ostras visa ampliar e fortalecer políticas públicas voltadas para adolescentes. Foto: Matheus Müller

Uma noite de muita emoção marcou a cerimônia de certificação da segunda turma de jovens do projeto Geração Aprendiz, ocorrida na última quarta-feira, dia 3, na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras. Nesta etapa, aproximadamente 50 participantes, com idades entre 15 e 17 anos, receberam o certificado.

Durante um período de um ano, os participantes do projeto receberam uma bolsa no valor de R$ 350 e foram introduzidos a diversas profissões, por meio de atividades nas secretarias municipais, realizadas no contraturno escolar.

O projeto foi iniciado pela Prefeitura de Rio das Ostras em 2021, com o propósito de ampliar e fortalecer as políticas públicas voltadas ao atendimento de adolescentes. Na primeira turma, o projeto atendeu 40 jovens, todos em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, o Município está na quarta turma do projeto.

Os jovens recebem uma bolsa-auxílio de R$ 350 por mês, durante um período de 12 meses, e participam de oficinas, cursos de qualificação profissional, têm experiências práticas nos diversos setores da prefeitura, além de visitações a empresas privadas, espaços culturais e turísticos da cidade.

Roseny Ricaldi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfatiza que “essa política pública de atenção à garantia de direitos dos nossos adolescentes contribui para a proteção, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, valorização escolar e construção de uma proposta para a vida pessoal e profissional desses jovens”.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o vereador Sidnei Mattos Filho, Rosimara Valadares, subsecretária de Assistência Social, Luciana Leal, Diretora Executiva do Curso Says, representando os parceiros privados do projeto, Maynara Coutinho, assessora técnica da Secretaria de Administração, representando os parceiros das secretarias municipais, e Adriana Borba, primeira-dama do Município.