Gestão responsável de royalties garante saúde de ponta
Publicada em: 19 de outubro de 2007 - 10h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRio das Ostras é hoje o município que mais cresce em população no Estado do Rio. Segundo o censo demográfico realizado pelo IBGE na cidade, houve um crescimento de 56% da população residente de 2005 até hoje e de 105%, nos últimos sete anos. Mesmo com esse aumento, a cidade vem conseguindo oferecer serviços de qualidade. A área de Saúde é um destaque: atualmente a cidade conta com uma das melhores redes públicas do País – que inclui a quarta Unidade de Dor Torácica (UDT) do Brasil, no setor público, para atendimento de pacientes infartados.
Esse aumento populacional, causado pela expansão da exploração e produção do petróleo na Bacia de Campos, traz, além de benefícios, desafios à cidade, com a necessidade de incremento dos serviços e da infraestrutura.
Desde que assumiu a administração municipal, a prefeitura investiu mais de R$ 30,5 milhões em saúde, revertidos em medicamentos, aparelhagem de última geração, reformas e construção de novas unidades e qualificação dos seus quadros profissionais.
A política municipal de Saúde tem como base Ciência, Tecnologia e Humanização para oferecer o melhor atendimento. O Hospital Municipal é uma prova desse progresso. A unidade conta com uma aparelhagem de alta tecnologia para diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como tomografia computadorizada, teste ergométrico, ecocardiograma, ecotransesofágico, ecovascular, entre outros. Em breve, será inaugurado o Centro de Terapia Intensiva – CTI do Hospital.
Com os investimentos, o município passa a oferecer exames de alta complexidade, como os de endoscopia, respiradores e cardiotocógrafo, além de eletrocardiograma computadorizado. A unidade conta ainda com aparelho de videolaparoscopia, que possibilita a realização de cirurgias e exames por meio de pequenos cortes no paciente, onde são inseridos materiais cirúrgicos especiais e uma microcâmera.
UDT – Ainda em 2006, foi inaugurada a Unidade de Dor Torácica (UDT), a primeira do interior do Estado. A UDT é equipada com monitores especiais, eletrocardiograma digital, ultrassom, ecocardiograma de última geração, teste ergométrico, respiradores e cardioversores, aparelhos essenciais para a reversão do quadro de infarto.
Tomografia – O recurso é uma conquista para o município, pois permite, mantendo o conforto do paciente, o diagnóstico seguro de cardiopatias, derrame, alguns tipos de câncer, entre outras várias doenças. Trata-se de um aparelho especial de diagnóstico por imagem, que possibilita a visualização dos órgãos internos por diferentes ângulos, com excelente nitidez, e servirá como um importante apoio à CTI.