Daiane dos Santos participa de lançamento de projeto na Cidade

• Foto: Divulgação / Instituto Trata Brasil
    Daiane dos Santos é parceira do Projeto Água na Escola - Gotas de Futuro e vai estar em Rio das Ostras
Publicada em: 13 de setembro de 2019 - 09h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A segunda-feira, 16, marca o início do projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”, de educação ambiental, saneamento e sustentabilidade, nas unidades de ensino da Rede Municipal de Rio das Ostras. A cerimônia de lançamento acontece no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, a partir das 7h30, com a presença da ex-ginasta e campeã brasileira Daiane dos Santos, parceira do projeto.

Com dois anos de existência, o projeto é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Trata Brasil e, em Rio das Ostras, tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e da BRK Ambiental. A importância do uso racional da água e das redes para coleta e tratamento dos esgotos, assim como a necessidade das moradias estarem conectadas a essas redes, são assuntos tratados pelo projeto voltado para a conscientização da comunidade escolar.

Por intermédio do “Água na Escola – Gotas de Futuro” serão atingidos aproximadamente 2.600 alunos da Rede Municipal de segunda, 16, a sexta-feira, 20, das escolas Maria Teixeira de Paula, Simar Machado Sodré, Jerônymo da Costa Mendes, Inayá Moraes D’Couto e Ary Gomes de Marins, nos dois turnos.

“O uso racional da água e as iniciativas sustentáveis são questões diárias nas nossas escolas. Entendemos que a solução passa pela conscientização de todos, começando pelos nossos alunos, que aprendem e levam para casa o ensinamento, multiplicando-o. Receber um projeto como este é de suma importância para nossa cidade”, avaliou o secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques.

CONSCIENTIZAÇÃO –  De acordo com os gestores do projeto, o tema “saneamento básico” foi escolhido porque ainda existem grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos no País. Documento do Ministério das Cidades, de 2015, mostrou que mais de 35 milhões de brasileiros vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos.

“Pretendemos conscientizar as crianças sobre a importância do uso racional da água e do saneamento básico para a qualidade de vida”, explicou Edna Cardoso, responsável pelos projetos sociais do Instituto Trata Brasil.

Embaixadora do Instituto Trata Brasil, Daiane dos Santos é muito ligada às causas ambientais e um exemplo de atleta e de educadora. A ginasta campeã foi convidada para ser parceira do projeto “Água na Escola – Gotas do Futuro”, que já alcançou mais de 22 mil alunos em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás e Tocantins.

Daiane dos Santos é parceira do Projeto Água na Escola – Gotas de Futuro e vai estar em Rio das Ostras Foto: Divulgação / Instituto Trata Brasil