Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Bem-Estar Social
  • Gincana online “Distantes, mas juntos” reúne crianças e adolescente do Cras

Gincana online “Distantes, mas juntos” reúne crianças e adolescente do Cras

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Os participantes ganharam medalhas
Publicada em: 2 de julho de 2020 - 17h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os participantes ganharam medalhas Foto: Divulgação

A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras promoveu uma gincana online com crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com o nome “Distantes, mas juntos”, as atividades aconteceram durante o mês de junho durante o isolamento social contra o novo Coronavírus e foram realizadas por meio de computador e celular com câmera.

Durante a gincana, todos participaram de atividades cognitivas, de música, pintura de mandala, charadas e “caixa surpresa”. O objetivo foi de possibilitar a acolhida, o acompanhamento e o monitoramento dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante este momento difícil de isolamento social, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde. Neste tempo as atividades presenciais dos Cras foram paralisadas.

As tarefas tiveram a pedagogia de fortalecer os vínculos familiares e sociais através de um convívio pautado no respeito ao próximo; estimular a criação artística, a memória e socialização; lazer; estímulo da consciência; informações sobre a Covid-19; conhecimento de si mesmo, trabalhando as diferenças e autoestima entre outros.

“A identidade das atividades socioeducativas é o vínculo. A função como educadores sociais que somos é criar uma estrutura afetiva para que as crianças criem formas de se relacionar. Esse é nosso grande motor para nos conectarmos. Por isso, não podemos perder o vínculo da criança, do adolescente, do idoso com os Orientadores, Oficineiros, Equipe Técnica e com a unidade, pois é esse contato que transforma informação em conhecimento e conteúdo em aprendizagem. E nesse momento de isolamento social continuamos acompanhando nossos usuários de perto, mesmo que por outras ferramentas que nos permitem o encontro à distância”, disse Andréa Vasconcellos, coordenadora pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social.

Pesquisa no Portal