O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Agricultura
  • Globo Ecologia mostra Rio das Ostras como exemplo de agricultura sustentável

Globo Ecologia mostra Rio das Ostras como exemplo de agricultura sustentável

Publicada em: 27 de Abril de 2009 - 10h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Programa sobre produção de alimentos foi ao ar no último sábado, 25 de abril

À procura de modelos de agricultura com respeito ao meio ambiente, a equipe do programa Globo Ecologia chegou a Rio das Ostras. O município foi apontado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa como exemplo de produção agrícola sustentável por conta do Projeto de Incentivo ao Plantio de Feijão, desenvolvido pela Prefeitura. O programa, que foi ao ar neste sábado, 25, mostrou a produção do arroz e feijão no Brasil – a “preferência nacional”, como disse o apresentador Max Fercondini.
Para falar sobre a produção de feijão, o programa utilizou o caso de Rio das Ostras como bom exemplo. A reportagem destacou o apoio aos pequenos agricultores do município, a rotação de culturas e a produção agrícola livre de agrotóxicos.
Em depoimento, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, explicou sobre a correta utilização da terra.
“Respeitamos o ciclo da lavoura em relação ao tipo de solo. Trabalhamos com a rotação de cultura, planta-se o feijão, o milho, descansa solo e depois, o aipim”, disse o secretário.
O produtor Valdir de Souza, um dos campeões de produtividade de feijão no município, defendeu a agricultura limpa, sem agrotóxico.
Primeiro de uma série sobre produção de alimentos – chamada “Do prato à terra”, o programa da Rede Globo apresentou um pouco da história da alimentação no Brasil. A partir de pesquisas, mostrou que a alimentação diária do brasileiro é bem semelhante nas diferentes regiões e classes sociais. Dos produtos consumidos, o arroz faz parte da dieta de 96% das pessoas e o feijão, de 94%.
Feijão – Já começou o plantio da nova safra de feijão em Rio das Ostras. A expectativa da Prefeitura é manter a alta produtividade e o sucesso que o Programa de Incentivo ao Plantio vem conquistando desde 2005, quando a produtividade foi de 680 quilos por hectare. Em 2006, esse número subiu para 1074 e no ano seguinte, para 1,1 tonelada. Em 2008, a safra chegou a 1,2 tonelada por hectare.

Pesquisa no Portal