Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Grupo de Apoio ao Emagrecimento aposta em atividades virtuais

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Mesa cheia de comidas típicas feita por Lúcia Tavares deu água na boca
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Regina Lúcia Gomes gostou das atividades online, mas quer rever logo os amigos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Michelle Mendonça curtiu a festa junina com um sorrisão de tanta alegria
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Tereza Cristina Moura aproveitou que perdeu o cabelo por problemas de saúde e se vestiu de homem
Publicada em: 7 de julho de 2020 - 17h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Mesa cheia de comidas típicas feita por Lúcia Tavares deu água na boca Foto: Divulgação
Regina Lúcia Gomes gostou das atividades online, mas quer rever logo os amigos Foto: Divulgação
Michelle Mendonça curtiu a festa junina com um sorrisão de tanta alegria Foto: Divulgação
Tereza Cristina Moura aproveitou que perdeu o cabelo por problemas de saúde e se vestiu de homem Foto: Divulgação

 

Apesar do isolamento social, os programas de Saúde de Rio das Ostras não estão deixando ninguém parado, ainda mais neste período das festas juninas. A opção é o ambiente virtual, mas a alegria não deixa de existir. O Grupo de Apoio ao Emagrecimento – GAE é mais um programa que vem se adaptando a essa alternativa neste período de pandemia.

De acordo com a fisioterapeuta do GAE, Cláudia Nascimento, as reuniões acontecem todas as quintas-feiras pela manhã e, a cada semana, é abordado um tema diferente, sempre com orientações para uma melhor adaptação da prática de exercícios físicos e respiratórios dentro de casa.

Durante os encontros, os pacientes participam dos desafios e postam fotos das atividades realizadas ao longo da semana. Cláudia disse que todos já entenderam a importância de se movimentar na quarentena, para manter assim o equilíbrio entre corpo e mente. Na última semana, os pacientes participaram do Arraiá do GAE, uma festa virtual com direito a quadrilha, brincadeiras e muita música.

“Nesta festa estavam cada um na sua casa, vestidos a caráter e com suas mesas de comidas típicas saudáveis e muita animação. É impressionante o resultado positivo ao longo desses três meses. No início, a maioria não participava de todas as atividades e da roda de conversa, agora participam e ainda postam fotos e relatos da melhora na qualidade de vida. Eles vibram com os resultados e estão conseguindo superar as dificuldades. Essa é a melhor resposta, de que estamos no caminho certo”, destacou a fisioterapeuta.

Para Regina Lúcia Gomes Trindade, que participa do GAE há cinco anos, a nova modalidade de atividades online preenche as manhãs de quinta-feira e ela tem gostado da experiência, pois a única diferença é que os profissionais são vistos através dos vídeos.

“Nunca imaginei que nossa festa junina seria tão legal. Recordamos a infância, nos emocionamos e tudo isso online. A equipe é sensacional e está de parabéns por manter o grupo unido e interagindo nesse momento difícil. O GAE faz bem ao corpo, a alma e ao coração. Sinto falta de ver as colegas, mas sei que em breve isso vai passar e vamos nos rever”, comentou Regina, lembrando que toda semana recebe tarefas como caminhadas e alongamento, e vídeos com receitas e orientações sobre alimentação saudável.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO – A nutricionista Alessandra Peçanha acrescentou que o acompanhamento nutricional do Grupo de Apoio ao Emagrecimento visa a mudança de hábitos alimentares por meio da reeducação alimentar e, durante a quarentena, possibilita aos participantes a troca de informações online no propósito de continuar cumprindo o seu objetivo, além de reforçar os conceitos de dominar a ansiedade e o estresse, que são muito comuns neste período.

 

Pesquisa no Portal