Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Grupo Hiperdia realiza ações pelo Dia Mundial do Diabetes

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Na Clínica da Família também tem Rodas de Conversa com o Grupo HiperDia
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Pacientes se exercitando no Centro de Saúde Extensão do Bosque
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Pacientes em atividade no Posto de Saúde de Mar do Norte
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Posto de Saúde de Cantagalo é outra unidade que conta com o trabalho do HiperDia
Publicada em: 8 de novembro de 2019 - 11h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Dia Mundial do Diabetes será celebrado no dia 14 e, na próxima semana, Rio das Ostras contará com uma programação especial, que visa a conscientização da população a respeito da doença. Com o tema “Diabetes – proteja a sua família”, profissionais da Saúde do Município vão realizar diversas atividades de 11 a 13 de novembro.

Na segunda-feira, dia 11, a partir das 9h, a equipe do Programa HiperDia, que realiza um trabalho de promoção e prevenção em Saúde em Rio das Ostras, voltado para pacientes hipertensos e diabéticos, vai promover um concurso culinário denominado BigChefs, com a nutricionista Lúcia Tânia da Silva. Durante o concurso, que será realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras (SindServ-RO), haverá degustação de receitas específicas para diabéticos, elaboradas pelos participantes do Grupo Hiperdia.

Já no dia 12, acontece uma Roda de Conversa sobre o assunto, com o endocrinologista pediátrico Alan Praxedes, a enfermeira Cristiane Grion e a nutricionista Lúcia Tânia da Silva, no Centro de Saúde Extensão do Bosque, às 18h30. O encontro contará com participação de crianças e adolescentes diabéticos e seus responsáveis.

Na quarta-feira, dia 13, haverá uma Capacitação e Sensibilização em Diabetes para profissionais de Saúde, no auditório IHS, do campus da Universidade Federal Fluminense – UFF de Rio das Ostras, das 9h às 12h. Neste dia, ainda será realizada uma palestra para usuários do Grupo HiperDia, Saúde do Idoso e Melhor Idade, também na UFF, com o tema “Sexualidade em todas as idades”, ministrada pela ginecologista e sexóloga Celi Nunes.

A responsável pelo Programa HiperDia, Cristiane Grion, ressalta que trata-se de um momento importante para a população e também para os profissionais que realizam o trabalho de prevenção e promoção em Saúde a respeito do diabetes e outras doenças.

“Fazemos um trabalho de acolhimento e acompanhamento desses pacientes, atualmente, em quatro Unidades de Saúde, onde são realizadas Rodas de Conversa, oficinas de memória e de insulina e outras atividades. Essas ações de conscientização sobre a doença são de suma importância, com orientações e incentivo à prática de exercícios físicos e alimentação saudável. Inclusive, também estamos promovendo encontros específicos voltados para crianças e adolescentes diabéticos na Cidade”, disse Cristiane.

HIPERDIA – Há aproximadamente três meses, o Grupo Hiperdia foi descentralizado e, hoje, atua em quatro Unidades de Saúde do Município. Às segundas-feiras, às 8h, no Centro de Saúde Extensão do Bosque; no Posto de Saúde de Cantagalo, também às segundas-feiras, durante a tarde; a partir das 8h, na Clínica da Família, às quintas-feiras (sendo de 15 em 15 dias); e às sextas-feiras, de 15 em 15 dias, no Posto de Saúde de Mar do Norte, no mesmo horário.

Na Clínica da Família também tem Rodas de Conversa com o Grupo HiperDia Foto: Divulgação
Pacientes se exercitando no Centro de Saúde Extensão do Bosque Foto: Divulgação
Pacientes em atividade no Posto de Saúde de Mar do Norte Foto: Divulgação
Posto de Saúde de Cantagalo é outra unidade que conta com o trabalho do HiperDia Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal