Guarda Civil Municipal adquire equipamentos não letais
Publicada em: 23 de dezembro de 2021 - 12h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

As Guardas Civis Municipais estão se adequando à Lei Federal 13.022, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais e estabelece aos agentes a função de proteção municipal preventiva, ou seja, Polícia Municipal.
Rio das Ostras tem trabalhado nas adequações e, nesta quarta-feira, dia 22, recebeu 26 kits de dispositivos elétricos incapacitantes (arma de choque/spark), 60 espargidores de pimenta, 30 granadas de lacrimogêneo, de luz e som e pimenta e três lançadores de granada. O objetivo é contribuir para a promoção da Segurança no Município.
Desde 2018, medidas estruturais estão sendo realizadas, como treinamentos e capacitações que preparam os agentes para atuar em diferentes situações dentro da Cidade. No começo de 2021, a Administração Municipal adquiriu coletes balísticos para proteção dos guardas civis municipais, uma parte do pacote de ações para equipar os agentes.
“Recebemos os nossos equipamentos não letais para que possamos cada vez mais enfrentar as questões de Segurança Pública que desafiam nossa Cidade. Buscamos uma guarda mais preparada, equipada e segura para atuar em defesa dos munícipes. Estamos realizando um trabalho constante que agrega tecnologia e treinamento. Já foram preparados pela Condor, empresa fabricante de equipamento não letal, cinco guardas que serão multiplicadores de conhecimento na utilização dos equipamentos recebidos”, explicou o secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende.
CONCEITO NÃO LETAL- Equipamentos não letais são especificamente projetados visando a incapacitação temporária. Esses equipamentos são menos agressivos e têm como função principal a imobilização de infratores durante situações que necessitem a utilização de força, mas sem causar lesões permanentes ou fatalidades.