Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras completa 27 anos
Publicada em: 25 de agosto de 2021 - 18h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Nesta quarta-feira, 25 de agosto, a Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras completou 27 anos. Como parte das comemorações, uma solenidade foi organizada na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, quando foram anunciados a criação do Grupamento de Ações com Cães, armamento da Instituição e a integração à Plataforma Córtex, do Governo Federal.
Servidores que permanecem na corporação desde a sua fundação, outros que se destacaram neste último ano receberam medalhas.
Também foram homenageadas algumas autoridades como o vice-prefeito, Luiz Antônio Ferraz, o delegado titular da 128ªDP, Ronaldo Cavalcante e o comandante da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, Capitão PM Carlos Eduardo Souza.
Homenagem In Memoriam- Na ocasião, Anderson da Silva Rodrigues, filho do servidor Pomponet Rangel Rodrigues, mais conhecido como “Campinho”, que faleceu no começo deste ano, vítima de complicações da Covid-19, recebeu uma medalha de homenagem pelos relevantes serviços prestados pelo pai ao Município.
Como forma de agradecimento ao trabalho realizado, a base de Operações da Lagoa do Iriry, a partir desta data, passa a ser chamada ‘Base Pomponet Rangel Rodrigues – Subtenente Rangel’.
Também foram entregues os certificados ‘Amigo da Guarda’ aos parceiros e empresas que contribuíram para o andamento de ações da Secretaria de Segurança Pública.
BANDA DA GUARDA DO RIO – A comemoração foi abrilhantada pela presença de 23 componentes da Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Estado, que é comandada pelo Maestro Titular Ricardo Severino. Os músicos tocaram o Hino Nacional Brasileiro e do Município. Aproveitando a solenidade, o maestro entregou ao secretário de Segunda Pública e ao vice-prefeito a partitura do Hino de Rio das Ostras escrita por ele.
A Banda ainda interpretou canções populares durante a apresentação das novas viaturas.
O vice-prefeito, Luiz Antônio Ferraz, falou que a Administração Municipal está trabalhando para equipar a Guarda Civil Municipal. “Os agentes estão sendo equipados para agregar ao serviço ofertado à população. Parabenizo a Corporação pelos 27 anos de serviços prestados e a todos que fazem parte dela. Que os agentes possam continuar trabalhando na melhoria da Segurança de nossa Rio das Ostras, atendendo aos munícipes com acolhimento e presteza”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende, reconheceu o trabalho de toda equipe, e também aproveitou para falar sobre as mudanças no trabalho da Guarda, baseado na Lei Federal 13.022.
“A municipalização da Segurança Pública é um caminho sem volta. Por esse motivo é minha função buscar parcerias para que possamos estruturar a nossa polícia municipal de Rio das Ostras. Precisamos de integração nas forças de Segurança, também entre o Executivo, Legislativo e a sociedade”, falou.
APRESENTAÇÃO DAS NOVAS VIATURAS – Durante as comemorações dos 27 anos da Guarda Civil Municipal, foram apresentadas as 24 novas viaturas, que realizaram um breve desfile para que a população conhecesse os automóveis que estarão nas ruas para realizar o trabalho de proteção aos cidadãos.
Marcus Rezende ainda destacou projetos que tramitam na Câmara dos Vereadores para que os ganhos na Segurança Pública do Município sejam ainda maiores. “Temos projetos tramitando na casa do povo, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada. Ele não é um projeto da Guarda, mas da Segurança Pública de Rio das Ostras. Temos em tramitação uma emenda à Lei Orgânica Municipal, que visa adequar a instituição ao prescrito no Estatuto das Guardas Municipal, que diz que as guardas municipais têm caráter civil, são uniformizadas e armadas. Já compramos coletes balísticos e adquirimos viaturas novas. Em uma parceria inédita com a Polícia Rodoviária Federal fomos agraciados com 30 pistolas para começar o armamento de nossos agentes.
Medidas estruturais estão sendo realizadas desde 2018, treinamentos e capacitações estão sendo realizadas para que efetivamente a GCM esteja preparada para defender os nossos munícipes”, declarou o secretário de Segurança Pública.