Guarda Municipal faz operação conjunta com Detran
Publicada em: 4 de outubro de 2013 - 16h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPara reduzir os índice de acidentes em Rio das Ostras, a Guarda Municipal em parceria com o Detran, mantém ações permanentes de fiscalização. As últimas aconteceram nos dias 2 e 3, sempre com a proposta de conscientizar os motoristas quanto à importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê, entre outras obrigações, que a documentação dos veículos e do condutor estejam em dia.
Durante os dois dias de operação, foram apreendidos 19 carros e uma moto, na Praça José Pereira Câmara, e na Rua Bangu, próximo ao Ciep, com documentos atrasados. Os veículos foram recolhidos e encaminhados para o Depósito Público. Para liberação dos automóveis, os proprietários precisam pagar as taxas em atraso.
Só este ano, o Município, em pareceria com o Estado, realizou cerca de seis operações. Nesse período, foram aprendidos 484 carros com problemas de documentação em atraso e falta de condições de circulação. Desses, 151 já foram liberados. O Coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, Paulo César Rodrigues, ressaltou que o objetivo é oferecer segurança tanto ao motorista quanto à população.
Palestras – De acordo com o coordenador de Trânsito, a proposta do município não é multar, mas conscientizar. Preocupada em mudar essa realidade, a Secretaria de Segurança Pública também realiza palestras nas escolas das redes municipal e particular. A última palestra foi dada no dia 3, para cerca de 100 alunos, da creche ao 3º ano, do Centro Educacional Cristão, no Liberdade.