• Você está em

• Página inicial
  • Segurança Pública

Guarda-vidas contratados recebem capacitação para prestar serviço de qualidade para população

• Foto: Gabriel Sales
  • Foto: Gabriel Sales
    Os novos guarda-vidas aprenderam Técnicas de Prevenção do Afogamento
Publicada em: 14 de Janeiro de 2020 - 16h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A qualificação aconteceu nesta terça-feira, 14, na Praia de Costazul, próximo a Lagoa de Iriry Foto: Gabriel Sales
Os novos guarda-vidas aprenderam Técnicas de Prevenção do Afogamento Foto: Gabriel Sales

A Administração Municipal de Rio das Ostras investe para tornar as praias do Município mais seguras. Por isso, nesta terça-feira, dia 14, os recém guarda-vidas contratados receberam a capacitação para aprender técnicas de Prevenção do Afogamento e Salvamento, realizada na areia da Praia de Costazul, próximo a Lagoa do Iriry.

Na qualificação, os guarda-vidas aprenderam sobre a importância da prevenção, da identificação na areia dos possíveis afogados, do oferecimento de flutuabilidade, remoção dos afogados para uma área seca e segura e o suporte básico de vida.

Os profissionais puderam tirar dúvidas e aprender as técnicas de forma teórica e também prática de todo o conhecimento adquirido. Foram abordadas as questões de reanimação cardiopulmonar, a maneira adequada de realizar uma massagem cardíaca eficiente, ventilação da vítima e as melhores formas de transportar os afogados.

O professor e instrutor do Corpo de Bombeiros, Osnir Guaiano, contou que os guarda-vidas de Rio das Ostras estão capacitados e habilitados para tornar o lazer na praia mais seguro.

“ Fui convidado pelo Rangel para compartilhar conhecimentos com os guarda-vidas da Cidade. Tivemos a oportunidade de tratar, detalhadamente, sobre a cadeia de sobrevivência do afogamento. Eles puderam aprender o passo a passo das técnicas e as praticaram. A prevenção é o grande segredo da atualidade, quem faz mais prevenção, faz menos socorros e resgates”, destacou o professor.

Para o subtenente Rangel Rodrigues, coordenador do Centro de Defesa Ambiental, a qualificação traz mais conhecimento para os novos contratados prestarem melhores serviços nas praias.

“A instrução para os novos contratados é primordial para atuarem com eficiência. Ampliamos o número de postos para atender o aumento de pessoas nas praias, eles estarão nos postos preparados para atuarem no Mar do Norte, Lagoa Salgada em Itapebussus, Praia de Costazul, próximo a Lagoa do Iriry, Praias do Abricó e do Bosque. A preocupação da nossa Administração Municipal é de não perder vidas em nosso Município”, ressaltou Rangel.