• Você está em

• Página inicial
  • Guarda Civil Municipal

Guardas Civis fazem treinamento de novo talonário eletrônico

• Foto: Matheus Müller
Publicada em: 28 de dezembro de 2022 - 12h09 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Neste primeiro momento cerca de 100 agentes passarão pela qualificação, que permite melhor gerenciamento do trânsito

Tecnologia, economia e facilidade na fiscalização do trânsito em Rio das Ostras. A Secretaria de Segurança Pública iniciou na última quarta-feira, dia 21, um treinamento de atualização para os agentes da Guarda Civil Municipal para a utilização do novo sistema do talonário eletrônico, que oferece mais agilidade e praticidade no registro geral de ocorrências, acidentes, autuações, entre outros. Até o fim desta semana, cerca de 100 agentes devem passar pela qualificação.

A nova tecnologia vai otimizar a prestação dos serviços de trânsito, além de diminuir a quantidade de papel utilizada pelo departamento de trânsito. Os antigos talões de papel já estão dando lugar ao smartphone com o aplicativo que permite que os agentes preencham os dados da infração diretamente no sistema. O agente também pode colocar informações sobre dados observados no momento da notificação do auto de infração.

“Essa mudança tem muitos benefícios, dentre eles a praticidade aliada a múltiplas funcionalidades, que otimizam o processamento dos dados e aumenta a efetividade e a segurança dos agentes e dos motoristas. O sistema também permite a inclusão de vídeos e fotos do local, o que também reduz a possibilidade de erros”, contou o secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Evandro Carvalho.

Benefícios – Os benefícios do dispositivo portátil são diversos, entre eles a redução do tempo necessário para lavratura de multa, já que os dados sobre o veículo estão no banco de dados, a eliminação de toda papelada, pois o processo é totalmente eletrônico, redução da possibilidade de erros de transcrição devido à letra manuscrita, uma vez que o registro é realizado via teclado. Também existem muitas validações que impedem o registro indevido, como a checagem da placa do veículo.

O talonário eletrônico oferece mais agilidade e praticidade no registro geral de ocorrências Foto: Matheus Müller