Guardas Municipais de Rio das Ostras aprendem linguagem de deficientes auditivos
Publicada em: 27 de julho de 2005 - 11h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMEm uma iniciativa pioneira da Secretaria de Guarda e Trânsito e da Casa de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras, de 25 a 29 de julho, a Guarda Municipal participou do curso de sinais básicos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), utilizada por deficientes auditivos. Inicialmente, 60 guardas realizaram o treinamento, que será estendido a todo o efetivo.
O Subsecretário de Guarda e Trânsito, Paulo César Rodrigues, explica que os guardas têm de estar preparados para se comunicar com os deficientes auditivos em todas as situações necessárias, como na orientação pela cidade, no trabalho da ronda escolar e no socorro a vítimas de acidentes. Ele destaca que a Guarda Municipal de Rio das Ostras é a única do Estado do Rio de Janeiro a se qualificar em linguagem de sinais.
O Ten. Cel. Sérgio Pinto, Secretário de Guarda e Trânsito, diz que este faz parte de uma série de treinamentos para qualificação dos novos e antigos guardas. Sempre em prol do bom atendimento ao cidadão, eles também participarão de cursos de Inglês, Espanhol, atualização quanto ao Código Nacional de Trânsito e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, além dos cursos regulares dos quais participam.
O curso de LIBRAS está sendo direcionado às atividades cotidianas da Guarda Municipal no atendimento à população e está alinhado à política de inclusão social da Prefeitura de Rio das Ostras.
Educadores também se qualificam
A Casa de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras também oferece cursos de sensibilização de professores para a educação de deficientes auditivos. A primeira turma, formada por educadores da Rede Municipal de Ensino, participou do curso no final de junho. O próximo curso está marcado para o segundo semestre de 2005.


