Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Hora do Mamaço reúne cerca de 40 mães para compartilhar histórias

  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    A Hora do Mamaço encerrou as atividades da Campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Evento realizado na Casa de Cultura, na sexta, dia 30 de agosto, reuniu mães que compartilharam experiências
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Organizadora do evento, a fisoterapeuta Daniela recebeu uma homenagem das mãos da presidente da Fundação de Cultura
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Evento mostrou a importância da rede de apoio no processo da amamentação
  • Foto: Michelle Neto
    Descrição da foto
    Cerca de 40 mães se reuniram na Hora do Mamaço em Rio das Ostras
Publicada em: 2 de setembro de 2019 - 11h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Um momento de compartilhar, coletivamente, um grande gesto de amor. Na tarde da última sexta-feira, dia 30 de agosto, foi realizada mais uma edição da Hora do Mamaço em Rio das Ostras, encerrando assim as atividades da Campanha da Amamentação durante o mês de agosto. O evento aconteceu na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro.

Cerca de 40 mães participaram do evento. Profissionais da Saúde também estiveram presentes para falar sobre a importância do aleitamento materno, introdução alimentar e sobre o tema da campanha “Agosto Dourado”, que este ano foi “Empoderar Pais e Mães para favorecer a Amamentação”, dando ênfase a necessidade de apoio de familiares e amigos nesse processo.

Durante o evento, algumas mães fizeram também relatos sobre suas experiências com a amamentação. Para Ana Flávia Andrade, de 23 anos, que é mãe do Henry, de 10 meses, esse encontro foi um grande incentivo, pois muitas vezes, a mulher não tem esse tipo de apoio em casa.

“As orientações passadas durante a campanha foram muito importantes. Esse momento aqui é uma soma de forças para continuar amamentando, de confraternização e troca de experiências. É muito bom ter esse carinho e aconchego nesse processo que é tão especial para as mães, principalmente para mim que sou mãe de primeira viagem”, disse Ana Flávia.

Na ocasião, também foi dado o resultado do concurso de fotografia “Minha Família Apoia a Amamentação”. A premiação foi simbólica, com brindes para os três primeiros colocados, sendo que o primeiro também foi contemplado com um troféu confeccionado por Mário Bandeira, da Fundição de Artes e Ofícios, e finalizado por Rodrigo Pontes, da Fundação de Cultura. Os ganhadores do concurso foram: Humberto Peres (1º lugar); Eduardo Pires (2º lugar); Michelle Neto (3º lugar).

Quem também ganhou uma homenagem foi a organizadora do evento e fisioterapeuta Daniela Lima, do ambulatório de amamentação do Posto Dona Edmeia, que recebeu um troféu das mãos de Cristiane Régis, presidente da Fundação de Cultura.

Daniela lembrou que este é o sexto ano que Rio das Ostras adere a esse movimento e que é motivo de grande alegria para ela e toda a equipe.

“Tenho o maior prazer em organizar esse evento porque sempre encontro parceiros que acreditam nos benefícios da amamentação para a vida das pessoas. Eu trabalho com amamentação o ano todo, mas a Hora do Mamaço é a consolidação desse trabalho, pois temos sempre adesão de mulheres que frequentam o Ambulatório de Amamentação. São usuárias dos serviços de Saúde de nossa cidade e, que se dispõem a prestigiar o evento, compartilhando suas histórias de amamentar. É um momento lúdico de celebração, socialização e naturalização da amamentação”, concluiu.

Ao final do evento, como em todos os anos, as mães se reuniram para tirar a foto oficial da Hora do Mamaço, e também participaram da Dança Materna.

A Hora do Mamaço encerrou as atividades da Campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno Foto: Jorge Ronald
Evento realizado na Casa de Cultura, na sexta, dia 30 de agosto, reuniu mães que compartilharam experiências Foto: Jorge Ronald
Organizadora do evento, a fisoterapeuta Daniela recebeu uma homenagem das mãos da presidente da Fundação de Cultura Foto: Jorge Ronald
Evento mostrou a importância da rede de apoio no processo da amamentação Foto: Jorge Ronald
Cerca de 40 mães se reuniram na Hora do Mamaço em Rio das Ostras Foto: Michelle Neto

Pesquisa no Portal