O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Hospital Municipal completa 11 anos com informatização

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 8 de dezembro de 2015 - 09h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Hospital Municipal Dra. Naelma Monteiro, de Rio das Ostras, comemora 11 anos no próximo dia 8 de dezembro. Com quase 60 mil consultas médicas e cerca de 1500 partos realizados em 2015, a unidade vem informatizando os serviços para melhorar o atendimento. O Hospital também comemora a inauguração, neste ano, do serviço de hemodiálise para pacientes internados. O serviço vai melhorar a qualidade de vida e recuperação dos pacientes, que antes precisavam se deslocar a outras unidades fora do Município.

Além da maternidade, o Hospital oferece várias especialidades cirúrgicas. A unidade conta também com exames de imagem, como tomografia computadorizada, e laboratório. Só neste ano, já foram realizados mais de 82 mil exames.

Em 2015, já foram mais de 5 mil internações, nas diversas clinicas, como Pediatria, Obstetrícia, Clinica Médica e Clínica Cirúrgica. De janeiro até o momento, foram 135 internações no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

HEMODIÁLISE – “A grande conquista deste ano foi a implantação da Hemodiálise para pacientes internados, que apresentem quadro agudo de Insuficiência Renal”, conta a diretora da unidade, a médica Vilma Teixeira. O atendimento é voltado aos pacientes renais crônicos que já necessitam da hemodiálise regularmente ou pessoas que precisam desse serviço durante a internação.

Para os pacientes que precisavam de UTI com hemodiálise, antes era preciso incluí-los na Central de Vagas para aguardar a transferência.

TECNOLOGIA – Vilma Teixeira explica que, neste ano, a Secretaria de Saúde vem incrementando o sistema de informatização na área de consultas de emergência. A atual Gestão Municipal implantou no Hospital Municipal o sistema de monitoramento por câmeras. No total, 16 equipamentos foram instalados. As câmeras possibilitam que os gestores acompanhem diariamente, em tempo real, o que acontece nos setores e possam tomar medidas imediatas para solucionar problemas e atender à necessidades da população. É importante destacar que a privacidade do paciente durante o atendimento médico é preservada.

O sistema de informatização é um grande avanço porque reúne, em uma mesma base de dados online, o histórico de saúde de cada paciente. Além de confiabilidade e rapidez no atendimento, também representa economia para os cofres públicos, já que reduz a papelada.

HOMENAGEM – Em 2014, o Hospital oficializou o novo nome, que homenageia a médica Naelma Monteiro, falecida há quatro anos. Muito querida pela população e pelos profissionais de saúde, Dra. Naelma era ginecologista e obstetra, foi secretária de Saúde do Município e muito se empenhou para a instalação do Hospital na cidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal