Hospital Municipal ganha projeto de eficiência energética

Entre as melhorias também está a troca de cerca de 1500 lâmpadas
    Hospital está fazendo instalação de 40 aparelhos de ar condicionado
    Sistema Fotovoltáico vai gerar mais economia de energia ao Hospital
Publicada em: 7 de junho de 2019 - 17h03 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Um projeto de revitalização e modernidade, realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Enel, está dando uma cara nova ao Hospital Municipal de Rio das Ostras. A unidade ganhou um projeto de eficiência energética, que traz uma maior economia para os cofres públicos.

Segundo o diretor administrativo do Hospital, Arlem Gomes, dentre as melhorias da unidade está sendo realizada a instalação de 40 equipamentos de ar condicionado, a troca de aproximadamente 1500 lâmpadas para o tipo Led e a implantação de um sistema fotovoltáico, que consiste na captação da luz do sol.

O diretor disse que quando a nova administração assumiu, há cerca de um ano, as dependências do hospital estavam muito escuras e sem climatização, principalmente os corredores e enfermarias. Hoje, com a instalação desses equipamentos, os benefícios serão grandes.

“Com a deficiência de energia, por exemplo, tínhamos problemas com os chuveiros elétricos e, agora, com o novo sistema de captação solar, teremos um conforto melhor para todos os pacientes e funcionários do hospital. Não conseguimos fazer nenhuma obra de estrutura predial, sem antes resolver os problemas internos e esse projeto é um ganho para a unidade ”, ressaltou Arlem.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Cícero Lopes, após feito um diagnóstico energético do Hospital Municipal, foi identificado grande consumo de energia. Então foi proposto a troca para equipamentos com tecnologia mais eficiente. Com o sistema fotovoltáico, estão sendo instalados 58 placas de geração de energia solar.

Entre as melhorias também está a troca de cerca de 1500 lâmpadas Foto: Mauricio Rocha
Hospital está fazendo instalação de 40 aparelhos de ar condicionado Foto: Mauricio Rocha
Sistema Fotovoltáico vai gerar mais economia de energia ao Hospital Foto: Mauricio Rocha

“Com a instalação das placas será gerado 10% da energia que a unidade consome. O Hospital de Rio das Ostras é o primeiro hospital público da região a fazer este tipo de investimento, para gerar parte da própria energia. A previsão é em 15 dias esteja tudo pronto”, acrescentou.

PROJETO – O termo de cooperação técnica para a realização de obras de eficiência energética no Hospital Municipal foi assinado pelo prefeito Marcelino Borba em janeiro e a intervenção prevê uma economia aos cofres públicos de mais de R$ 300 mil por ano.

O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 250 milhões em 210 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.