Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

IBGE aplica Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios

  • Foto: divulgação
    Descrição da foto
    Ação será desenvolvida por meio da observação da infraestrutura urbana de vias públicas das localidades.
Publicada em: 30 de junho de 2022 - 09h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ação será desenvolvida por meio da observação da infraestrutura urbana de vias públicas das localidades. Foto: divulgação

A partir de 1º de agosto, a coleta do Censo começará em todo o país. A pesquisa censitária estava prevista para 2020, mas foi suspensa devido a pandemia da Covid-19. Mas até 30 de julho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estará em campo com a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. A pesquisa é feita a partir da observação da infraestrutura urbana das vias. Nesta etapa não haverá entrevista com moradores.

Nesta primeira etapa será verificada dez quesitos de urbanização. São eles: capacidade da via e pavimentação; iluminação; bueiro ou boca-de-lobo; ponto de ônibus ou van; via sinalizada para bicicleta; existência de calçada; obstáculos na calçada; rampa para cadeirante e arborização.

Pela primeira vez serão incluídas na pesquisa favelas, vilas, grotas, palafitas e outras comunidades. Todos os resultados serão estratégicos para subsidiar a elaboração de políticas públicas, principalmente no nível municipal.

Nessa etapa do Censo não há entrevista, mas é importante destacar que a PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) continua em campo de forma paralela e nessa pesquisa há entrevista com perguntas similares às do Censo.

AGENTES CENSITÁRIO – Para que moradores de Rio das Ostras se sintam seguros para receber um dos 15 agentes censitários do IBGE é possível observar características importantes como o uso do boné (que está identificado com 2020 por terem sidos confeccionados antes da pandemia), colete, crachá e aparelhos eletrônicos.

É importante destacar que todo servidor do IBGE pode ter sua matrícula/CPF verificados no site https://respondendo.ibge.gov.br .

 

Pesquisa no Portal