Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Bem-Estar Social
  • Idosos participam de palestra sobre reaproveitamento de alimentos

Idosos participam de palestra sobre reaproveitamento de alimentos

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Idosos receberam várias dicas sobre reaproveitamento de alimentos
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Receitas com alimentos reaproveitáveis também foram distribuídas durante a palestra
Publicada em: 9 de setembro de 2019 - 16h15 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul, em Cidade Beira Mar, realizou mais uma atividade com idosos atendidos na unidade. Desta vez, um grupo com cerca de 25 pessoas participou de uma palestra sobre reaproveitamento integral dos alimentos.

O tema abordado teve como objetivo levantar questões como diminuir o desperdício de alimentos, principalmente, de partes nutritivas; enriquecer preparações com partes de grande valor nutricional, antes não aproveitáveis; e a redução do volume de resíduos gerados e desperdiçados.

A palestra foi ministrada pela nutricionista Ana Lúcia Ferreira da Silva, que é da Secretaria de Bem-Estar Social. Na ocasião, ela orientou os idosos em relação à redução de lixo orgânico e ao aproveitamento da parte nutritiva dos alimentos que, geralmente, não é utilizada como folhas, caules e cascas.

“O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento leva ao mau aproveitamento, o que ocasiona o desperdício. A maior parte do lixo brasileiro é orgânica, ou seja, restos alimentares de uma sociedade consumista que utiliza de forma incorreta os alimentos. E eu quis mostrar para os idosos a importância de utilizar mais produtos naturais e menos industrializados”, destacou Ana Lúcia, que também deu receitas e várias dicas de reaproveitamento de alimentos.

Para Rosimeire Alves, de 62 anos, a palestra serviu para tirar muitas dúvidas. Ela contou que já recebeu várias informações erradas sobre alimentos, mas as novas orientações foram fundamentais. “Achei maravilhoso aprender sobre o reaproveitamento alimentar e como isso vai ajudar no dia a dia. Ter mais palestras como essa seria muito produtivo para nós”, completou.

As atividades abertas aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Serviço de Proteção e Atendimentos Integral à Família, atendidos no Cras Sul, são realizadas esporadicamente, mesclando as temáticas, com informações relevantes para os grupos familiares.

Idosos receberam várias dicas sobre reaproveitamento de alimentos Foto: Allexandre Costa
Receitas com alimentos reaproveitáveis também foram distribuídas durante a palestra Foto: Allexandre Costa

Pesquisa no Portal