Fórum de Turismo da Cidade elege membros do Conselho Municipal

Câmara Municipal sediou o II Fórum Municipal de Turismo
Publicada em: 15 de Maio de 2019 - 11h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Na última segunda, 13 de maio, aconteceu na Câmara Municipal o II Fórum Municipal de Turismo, reunindo membros dos Poderes Executivo e Legislativo, secretários municipais e a comunidade em geral para eleger a primeira grade do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras, criado pela Lei nº 2158/18 e alterado pela Lei nº 2204/19.

O Conselho Municipal de Turismo é o primeiro de Rio das Ostras com uma composição tripartite, composto por membros do Executivo, entidades e associações do setor privado ligados à atividade turística, associações de moradores, artesãos, esportistas e profissionais de atividades que fomentam o turismo.

Entre os presentes no Fórum, estavam o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aurora Siqueira; o deputado estadual Welberth Rezende, presidente da Comissão de Turismo na Alerj; o presidente da TurisRio, Thomas Weber;  a gestora do Projeto Municipal de Turismo do Sebrae-RJ, Silvia Romão; os vereadores Wagner de Albuquerque e Joelson do Carmo; e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureau do RJ e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol – Condetur,  Marco Navega.

Na ocasião, os presentes na mesa ressaltaram a importância e o potencial da Cidade para o Turismo, bem como discutiram a atual situação do estado, ressaltando a diversificação dos meios de renda de Rio das Ostras. O deputado Welberth Rezende lembrou que o Festival de Jazz e Blues é um importante produto turístico da cidade e falou sobre o trabalho da Comissão. “Convido para a próxima audiência da comissão de Turismo da Alerj, onde discutiremos sobre a violência das cidades turísticas e como isso tem afastados os visitantes”, disse Welberth.

Para o Prefeito Marcelino, o turismo de eventos e gastronômico será uma forma de atrair visitantes de outras cidades, bem como incentivar os riostrenses a participar das atividades no Município. “São investimentos em segurança e turismo que vão melhorar nossa cidade. Queremos abrir para grandes eventos internacionais”, declarou o prefeito.

A secretária Aurora Siqueira ainda falou sobre o Fórum e o Conselho, e como uma gestão compartilhada entre sociedade e administração pública é uma vitória para a Cidade. Em seu pronunciamento, o presidente da TurisRio concordou: “os conselhos são fundamentais para as parcerias entre os empresários e a administração funcionarem”. Ele relembrou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo – Cadastur – para a validação dos órgãos do setor.

O próximo passo é a publicação dos nomes dos membros que vão compor o Conselho Municipal de Turismo no Jornal Oficial, para o biênio 2019/2020.

Participantes da mesa ressaltaram a importância e o potencial da Cidade para o Turismo Foto: Gabriel Sales
A secretária Aurora Siqueira afirmou que a gestão compartilhada é uma vitória para a Cidade Foto: Gabriel Sales
Câmara Municipal sediou o II Fórum Municipal de Turismo Foto: Gabriel Sales