• Você está em

• Página inicial
  • Assistência Social

Inscrições de cursos para pessoas com deficiência estão abertas

Cursos são gratuitos
Publicada em: 5 de Janeiro de 2022 - 09h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Cursos são gratuitos Foto: Divulgação

Pessoas com deficiência que desejam se qualificar para o mercado de trabalho já podem se inscrever para participar de quatro cursos oferecidos pelo projeto Abespetro/Firjan. São 50 vagas divididas em duas turmas de 25 alunos (manhã e tarde) que farão quatro cursos durante o período de um ano. As inscrições acontecem até dia 14, na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Araruama, nº 86, no Centro, das 9h às 16h.

Os cursos oferecidos são: Operador de Computador; Montador e Reparador de Computadores; Assistentes de Produção Industrial e Almoxarifado. As aulas acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social de Nova Cidade (Cras Central) em dois turnos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h. Cada turma terá 25 participantes.

Os 50 alunos participantes receberão uma Bolsa Auxílio de R$ 400 para apoio nos gastos de alimentação e transporte. Para isso, é necessário apresentar comprovante bancário com os dados de agência e conta corrente. Todo aporte será transferido pela Firjan.

As vagas serão prioritariamente para cidadãos que são atendidos nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio das Ostras, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da Associação de Pais de Excepcionais (Apae), Pestalozzi e indicados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

DOCUMENTOS – No ato da inscrição o candidato deve apresentar: CPF; documento de identificação oficial com foto (quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e entregar cópia do CPF do responsável legal); comprovante de nível de escolaridade (certificado) ou comprovante de matrícula (declaração de instituições de ensino); comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses); foto digitalizada ou normal; comprovante de conta corrente bancária em nome do cursista; relatório ou declaração ou anamnese ou laudo médico.

Serão aceitas auto declaração de escolaridade, que no caso de alunos menores será necessária a assinatura do responsável legal.

CURSOS – Serão quatro cursos divididos em dois ciclos de seis meses. No primeiro semestre serão ministrados os cursos de Operador de Computador, com 200 horas de duração, e Montador e Reparador de Computadores, de 200 horas; somando 400 horas. No segundo semestre serão aplicados o de Assistente de Produção Industrial, com 200 horas, e Almoxarife, com 200 horas; também somando 400 horas.

Ao final de um ano, o formando receberá certificados de todos os cursos concluídos. Cada aluno deverá ter cursado 800 horas de aulas e estar apto.